Unidades da Rede Municipal de Ensino recebem investimentos de quase R$ 30 milhões em infraestrutura

Nove obras de reforma e ampliação estão em andamento em 2024 e uma está em fase de licitação
Data de inclusão: 23/01/2024 13:56

As aulas da Rede Municipal de Ensino começam no dia 06 de fevereiro, mas os trabalhos da Secretaria de Educação de Itajaí não param no período das férias escolares. Atualmente, há nove obras de reforma e ampliação em andamento, com investimentos de quase R$ 30 milhões, para melhoria na infraestrutura das unidades escolares.

Destaque para a Escola Básica Professora Thereza Bezerra de Athayde, do bairro Espinheiros, que contará com sete novas salas de aula já para o início deste ano letivo. A Escola Básica João Paulo II, do Cordeiros, também dobrou a capacidade de atendimento no bairro mais populoso de Itajaí com a construção de 20 novas salas de aula. As unidades terão mais de 1.300 alunos cada em 2024.

“Temos ainda, em fase de licitação, a construção da sede própria do Centro de Educação Infantil Katiuscia, no Campeche, que atualmente está instalado em uma casa alugada. Ao longo deste ano, as crianças seguirão com os atendimentos no local, mas já temos orçado R$ 5 milhões para a construção do novo espaço”, explica o arquiteto da Secretaria de Educação, Elmir Bortolanza.

Confira as obras nas unidades de ensino da Rede Municipal:

1. E.B. Professora Thereza Bezerra de Athayde - Espinheiros – R$ 6,8 milhões – Entrega total da obra até junho de 2024.
2. E.B. João Paulo II - Cordeiros – R$ 8 milhões – Entrega total da obra no 1º bimestre de 2024.
3. CEI Katiuscia da Graça Vicente - Campeche – R$ 5 milhões – Em fase de licitação.
4. E.B. Gaspar da Costa Moraes - Fazenda – R$ 4 milhões – Entrega da reforma geral e revitalização da área esportiva prevista para o início do 2º semestre de 2024.
5. CEI Neusa Cesário Pereira - Cordeiros – R$ 2,8 milhões – Entrega da reforma, ampliação e da quadra coberta prevista para março de 2024.
6. CEDIN Verde Vale - Fazenda – R$ 109 mil – Previsão de entrega da reforma da cobertura para fevereiro de 2024.
7. CEI Luiz Orsi Júnior - Espinheiros – R$ 719 mil – Reforma geral com previsão de entrega para 2º semestre de 2024.
8. E.B. de Campo Maria do Carmo Vieira - Baía – R$ 893 mil – Ampliação (3 novas salas de aula e laboratório de informática) com previsão de entrega para o final do 1º semestre de 2024.
9. CEI Vereador Luiz Gonzaga Agostinho - Vila Operária – R$ 41 mil – Reforma da área do parque infantil com entrega prevista para fevereiro de 2024.
10. CEI Vereador Heluiz Antonio Gonzaga - São João – R$ 263 mil – Reforma geral da cobertura, fechamento do refeitório e dos solários com entrega prevista para março de 2024.

“Investir em educação é fundamental para a aprendizagem dos nossos alunos. Acreditamos que essas obras de reforma e ampliação darão ainda melhores condições para que os nossos professores possam fazer mais um ano letivo incrível, com muitas conquistas e trocas de experiências”, ressalta a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

Obras de manutenção, reparos e limpeza

O Departamento de Infraestrutura da Secretaria de Educação de Itajaí também aproveita o período de férias para realizar reparos, manutenção preventiva e a limpeza geral das 118 unidades de ensino do Município. As melhorias garantirão um bom retorno aos alunos e condições adequadas para os profissionais.

“Nossas equipes estão, ao longo de todo o ano, realizando reparos e serviços como o de jardinagem e roçagem. Quando surgem problemas na infraestrutura, seguimos um cronograma a fim de sempre manter em ordem os ambientes escolares para todos os nossos estudantes e profissionais da educação. Nestas últimas semanas, todo o trabalho foi intensificado para garantir que esteja tudo 100% para o dia 06 de fevereiro, no retorno às aulas”, destaca o diretor de infraestrutura, Anderson Rodrigues.

Materiais e uniformes escolares

Os materiais escolares entregues anualmente aos estudantes da Rede Municipal de Ensino começarão a ser distribuídos às unidades nas primeiras semanas de aula. Os investimentos somam quase R$ 2,5 milhões.

Já os uniformes escolares estão em fase de licitação. Na semana passada, ocorreu o pregão e a empresa vencedora tem até a próxima semana para apresentar a amostra para aprovação. A entrega é organizada por polos e vai iniciar pelos bairros Itaipava, Limoeiro e Campeche, a exemplo dos anos anteriores. Quando a Secretaria de Educação finalizar a entrega dos uniformes de verão, começa a distribuição dos uniformes de inverno. Cada unidade de ensino também será a responsável pela entrega dos itens aos estudantes.