Mais de 10 mil mudas de árvores nativas foram doadas em 2023 em Itajaí

A alta da distribuição ocorreu durante a The Ocean Race e na Semana do Meio Ambiente
Data de inclusão: 16/01/2024 15:12

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS), através do Viveiro Municipal, divulgou o relatório das atividades realizadas ao longo de 2023. Os profissionais promovem ações de educação ambiental, visitas guiadas, plantio e distribuição de mudas nativas, entre outros projetos.

Ao longo de 2023, foram distribuídas 10.470 mudas de árvores nativas em Itajaí. Dessas, 7.897 são frutíferas e 2.573 ornamentais. A alta da distribuição ocorreu entre os meses de abril e junho, quando aconteceu a 4ª edição da The Ocean Race e, em seguida, a Semana do Meio Ambiente. Ao todo, somente neste período, foram distribuídas 5.170 mudas para a população.

Também foram realizadas 29 ações de plantio com 969 mudas: 252 frutíferas e 717 ornamentais. Dentre as ações de plantio, estão os projetos de Recuperação de Áreas Degradadas que visam a recomposição da vegetação nativa de áreas de preservação permanente degradadas, e também os projetos de arborização urbana que promovem o plantio de árvores nos espaços públicos como praças e passeios públicos.

Projetos e ações de educação ambiental

Os profissionais do INIS promoveram pela segunda vez consecutiva, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e empresa Ambiental, o Projeto de Gerenciamento de Resíduos nas Escolas. Visitas periódicas de monitoramento para auxiliar as unidades escolares na gestão dos resíduos e capacitações de profissionais, foram realizadas.

Através do Programa de Monitoramento de Fauna em Unidades de Conservação, os profissionais realizaram saídas de campo no Parque Natural Municipal da Ressacada para o monitoramento da fauna silvestre. Mais de 150 registros foram identificados durante as expedições e, dentre eles, alguns foram obtidos por armadilhas fotográficas.

Durante a The Ocean Race, a Diretoria de Gestão Ambiental do INIS também promoveu a exposição Mar Adentro: Juntos Pelos Direitos dos Oceanos. Foram 18 dias de visitação à exposição, subdivididas em duas modalidades: visitas guiadas abertas ao público em geral e as visitas guiadas com grupos escolares e organizações sociais. Ao todo, a Mar Adentro recebeu mais de 51 mil visitantes.

Já o projeto de Hortas Pedagógicas e Comunitárias beneficiou 11 escolas e sete instituições do município. Os profissionais organizaram 18 espaços com estruturas de canteiros, preparo de substrato e plantio de mudas de hortaliças.

Por meio do projeto Transporte para uma Nova Era, 2.619 alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino participaram de trilhas interpretativas realizadas no Parque Natural Municipal do Atalaia (PNMA) e no Viveiro de Mudas Nativas.

Visitas guiadas: Viveiro Municipal e Parque do Atalaia

Em 2023, foram realizadas 141 visitas guiadas pelos educadores ambientais do INIS no Viveiro Municipal e no Parque Natural Municipal do Atalaia. No total, 3.751 alunos foram atendidos nestas ações educacionais, incluindo os atendimentos realizados pelo projeto Transporte para uma Nova Era.

Já no Viveiro, de maio a dezembro de 2023, foram 27 visitas guiadas com um total de 687 visitantes. Além das visitas, os profissionais promoveram palestras e oficinas pedagógicas sobre compostagem e papel reciclado. Outra ação foi a oficina “Desvendando o Mar Adentro”, que traz em detalhes diversas curiosidades sobre a vida marinha.

Mais de 10 mil mudas de árvores nativas foram doadas em 2023 em Itajaí