Itajaí investe R$ 1,5 milhão em obras de ampliação e reforma de três unidades de ensino

Melhorias vão contemplar os CEIs Vereador Heluiz Gonzaga e Luiz Orsi Júnior e a Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira
Data de inclusão: 20/12/2023 16:12

Três unidades de ensino da Rede Municipal vão passar por obras de reforma e ampliação. Os investimentos do Município ultrapassam R$ 1,5 milhão e contemplarão os Centros de Educação Infantil (CEIs) Vereador Heluiz Gonzaga, do bairro São João, e Luiz Orsi Júnior, do Espinheiros, além da Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira, da comunidade da Baía, cuja obra teve início nesta semana. A previsão é que os trabalhos nos CEIs comecem na próxima semana, com o início do recesso escolar. As melhorias irão beneficiar cerca de 700 estudantes.

O CEI Vereador Heluiz Gonzaga deverá ser concluído em 90 dias e os investimentos serão de pouco mais de R$ 263 mil. Será realizada a troca de todas as telhas, calhas, além dos rufos e do muro. Também será substituído o guarda-corpo metálico, que fica no segundo pavimento da unidade, por uma mureta em alvenaria e janelas. As janelas da fachada principal também serão trocadas. O refeitório será fechado com vidros fixos e receberá climatização.

Na Escola Básica de Campo, cujas obras já começaram, os investimentos serão de quase R$ 900 mil e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 150 dias. A unidade será ampliada para garantir mais vagas no ensino regular e integral para a região da Baía, com novas salas de aula e laboratório de informática. A área externa receberá melhorias, com nova quadra de areia, de basquete e parque infantil. A unidade também receberá pintura geral e recuperação dos pisos.

No CEI Luiz Orsi Júnior, as obras deverão ser concluídas em 210 dias e os investimentos são de quase R$ 720 mil. A entrada principal do Centro de Educação Infantil será trocada para a Rua Fermino Vieira Cordeiro, no bairro Espinheiros, para sanar problemas com alagamentos e garantir mais segurança para alunos, familiares, funcionários e visitantes.

A unidade também receberá aumento dos muros e dos portões, pintura geral, troca dos pisos cerâmicos, ampliação do refeitório e reforma da cozinha. Serão criados ainda dois novos solários, executada a reformulação completa das instalações elétricas e instalação de novos aparelhos de ar-condicionado.

O telhado será substituído, assim como as calhas, rufos e forros. Além disso, serão revitalizados os parques infantis, que irão receber piso modular, com caixa de areia pequena. Já o parquinho para crianças 0 a 3 anos contará com brinquedos adaptados para a idade.