Itajaí tem a segunda maior geração de empregos de Santa Catarina em 2023

De janeiro a outubro, Município tem saldo acumulado de 8.086 vagas
Data de inclusão: 13/12/2023 10:07

Itajaí criou 8.086 vagas de emprego com carteira assinada entre os meses de janeiro e outubro deste ano. O número destaca o Município com a segunda maior geração de oportunidades de Santa Catarina, entre as maiores cidades do estado. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

O saldo positivo de empregos colocou Itajaí à frente de cidades como Chapecó (4.492), Blumenau (3.504) e Palhoça (3.285), terceiro, quarto e quinto colocados, respectivamente. Joinville está em primeiro lugar, com o saldo de 11.636 empregos gerados.

Os meses de fevereiro e março foram destaque na geração de emprego em 2023. Neste período, a cidade registrou saldo de 1.588 e 1.340, respectivamente. Além disso, Itajaí apresentou saldo positivo no número de carteiras assinadas em todos os meses desse ano.

O setor econômico que mais movimentou vagas de emprego na cidade foi o de serviços. A atividade obteve um saldo de 4.864 vagas de janeiro a outubro, o número representa mais de 50% das carteiras assinadas em 2023. Em seguida, aparecem os setores de comércio (1.125), indústria (1.096), construção (970) e agropecuária (30).

"Nossa cidade está sempre figurando entre as que mais empregam no Estado e até no país e isso é motivo de grande orgulho para todos nós. Reflexo da união de esforços entre poder público, empresariado e trabalhadores para que Itajaí siga sempre nessa crescente, gerando cada vez mais empregos e melhorando a vida de quem mora aqui", ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.

Itajaí é a terceira cidade do Brasil com mais admissões em 2023

Entre os municípios que possuem entre 100 mil e 500 mil habitantes, Itajaí foi o terceiro do Brasil que mais contratou trabalhadores com carteira assinada em 2023. Foram 65.746 novas admissões no período. A cidade divide o pódio com Barueri (SP), primeiro colocado, e São Caetano do Sul (SP), na segunda posição.

A pesquisa feita pela Coalize levou em conta somente o número total de admissões realizadas em 2023, sem considerar as demissões. O levantamento foi feito a partir da normalização dos dados do CAGED por taxa de 100 mil habitantes para que todas as cidades pudessem concorrer em igualdade, independente da densidade populacional. A empresa reuniu todos os 5.571 municípios registrados na base de dados do Ministério do Trabalho para realizar o relatório.

Itajaí tem a segunda maior geração de empregos de Santa Catarina em 2023