Defesa Animal alerta população sobre o abandono de animais em Itajaí

Iniciativa faz alusão à Campanha Dezembro Verde
Data de inclusão: 12/12/2023 14:51

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS), por meio da Diretoria de Defesa e Promoção dos Direitos dos Animais, alerta a população sobre o abandono de animais em Itajaí. Nos últimos meses, o órgão registrou um aumento nas chamadas de abandonos de cães e gatos nas ruas. Neste mês comemoramos a Campanha Dezembro Verde justamente para conscientizar a população sobre a guarda responsável dos pets.

De acordo com a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), um dos principais fatores para o abandono é a saída de férias das famílias. Na ocasião, os tutores que não tem com quem deixar o animal ou não possuem recursos para contratar um cuidador, optam por abandonar o pet. Questões comportamentais também influenciam no registro de abandono de cães e gatos. Portanto, o instituto alerta que antes de realizar o processo de adoção é fundamental que a família se organize para acomodá-lo.

“A adoção precisa ser responsável e, por isso, a decisão e a responsabilidade devem envolver toda a família. É necessário observar as necessidades básicas de um animal, como alimentação, saúde e afetividade. Esses são alguns dos itens que devem constar na lista de um candidato a receber em casa um animal de estimação”, destaca Andreia Paula Resch, diretora de Defesa e Promoção dos Direitos dos Animais.

Abandono animal é crime

A Campanha Dezembro Verde busca conscientizar a população acerca do abandono de animais no município de Itajaí. Além disso, o desamparo é crime e se enquadra na Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, no artigo 32: praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos prevê pena de três meses a um ano de detenção, enquanto a pena para violência específica contra cães e gatos é de dois a cinco anos de prisão.

Em caso de suspeita de abandono de animais, a população deve comunicar a Defesa Animal pelo telefone (47) 98857-2144.

Defesa Animal alerta população sobre o abandono de animais em Itajaí