Itajaí realiza cerimônia de formatura dos agentes de endemias mirins

Evento ocorreu nesta quinta-feira (30), no auditório da Secretaria de Educação
Data de inclusão: 30/11/2023 18:02

O Município de Itajaí, por meio do Programa de Controle da Dengue, realizou nesta quinta-feira (30), no auditório da Secretaria de Educação, a formatura dos agentes de endemias mirins. Ao todo, 190 alunos das escolas básicas Maria José Hulse Peixoto, João Duarte e João Paulo II foram certificados no evento.

O projeto Agente de Endemias Mirim tem como principal objetivo fomentar e multiplicar as informações preventivas nas comunidades escolares. Durante o projeto, os alunos recebem informações a respeito do combate ao mosquito Aedes aegypti e participam de atividades práticas. A partir disso, tornam-se multiplicadores das metodologias e informações sobre o combate à dengue.

“Essa formação é para fazer com que os agentes de endemias mirins sejam mais um auxílio na prevenção contra a dengue em Itajaí. Com o auxílio dos pequenos, nós conseguimos alcançar mais domicílios, realizar as medidas preventivas de forma mais eficaz e evitar a transmissão da doença no nosso município”, ressaltou o coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira.

Para implantação do projeto, as escolas municipais participantes recebem cartilhas, folders, camisetas, bonés e outros materiais de divulgação. O foco da iniciativa é oferecer subsídios aos educadores para que trabalhem e disseminem o tema em sala de aula, em conjunto com a equipe da Secretaria de Saúde, que instrui os alunos de forma prática para que aprendam uma abordagem preventiva em relação ao tema.

“O projeto é essencial para saúde da cidade, porque é fundamental que as crianças, enquanto base dos nossos munícipes, estejam preparados para identificar focos e fazer o que for preciso para enfrentar esse problema em Itajaí”, comenta a professora de ciências da escola Maria José Hulse Peixoto, Thamiris dos Santos

O projeto Agente de Endemias Mirim iniciou em 2021 e já contemplou mais de 566 alunos de 10 a 12 anos de 37 escolas municipais

“Eu achei muito legal aprender sobre o cuidado que temos que ter com relação aos mosquitos que transmitem essa doença. A saúde e bem-estar da sociedade é extremamente importante, então esse projeto é um aprendizado para a vida toda, saber nunca é demais”, enfatiza o aluno do sexto ano da escola João Duarte, Derick Raitz.

Itajaí realiza cerimônia de formatura dos agentes de endemias mirins