Secretaria de Obras trabalha no atendimento de ocorrências relacionadas às chuvas

Foram registrados pontos de deslizamentos nos bairros Fazenda, Espinheiros, Praia Brava e São Roque
Data de inclusão: 28/11/2023 12:03

Equipes da Secretaria Municipal de Obras de Itajaí trabalham, desde as primeiras horas desta terça-feira (28), no atendimento de ocorrências registradas devido ao alto volume de chuvas. Somente neste período, foram mais de 20 chamados relacionados a limpezas, retiradas de galhos, hidrojato, entre outros serviços. Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva contabilizado na cidade já supera os 100 milímetros.

Foram registrados, até o momento, pontos de deslizamentos nos bairros Fazenda, Praia Brava, Espinheiros e São Roque. Há também alagamentos pontuais em ruas do Centro, Cordeiros, Itaipava, Fazenda, entre outros bairros e localidades do interior. Além disso, os profissionais estão desobstruindo bueiros e retirando resíduos que impedem a passagem das águas e a circulação nas vias.

“Vamos intensificar os trabalhos nesta terça e quarta-feira para minimizar os impactos causados pelas chuvas. As nossas equipes estarão de plantão para atender as demandas o mais rápido possível”, pontua o secretário municipal de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé.

A Defesa Civil alerta que essa instabilidade no tempo permanecerá até a madrugada de quarta-feira (29). Há risco de enxurradas, deslizamentos e possíveis inundações. É necessário que os moradores de áreas de encosta fiquem atentos a possíveis movimentações de terra devido ao solo estar encharcado. Em caso de risco, a família deve sair da residência e acionar a Defesa Civil.

O órgão de segurança e proteção e as equipes do Município seguem monitorando a situação das chuvas e estão de prontidão para atender a comunidade. Em caso de emergências, é possível acionar os telefones 199 ou 193. Atualizações sobre níveis dos rios, chuvas, marés e alertas estão disponíveis em defesacivil.itajai.sc.gov.br.