Cercamento de restinga na faixa de areia da Praia Brava Sul é finalizado

Equipes seguem com trabalho de isolamento
Data de inclusão: 22/11/2023 18:13

As obras do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) na Praia Brava avançaram mais uma etapa. As equipes do Instituto Itajaí Sustentável (INIS) finalizaram todo o cercamento da área de restinga na faixa de areia na parte sul da orla. Os profissionais seguem com os trabalhos de isolamento nas áreas próximas ao calçamento, também na Brava Sul.

Simultaneamente, reparos nas passarelas são realizados, como: troca das madeiras que estavam quebradas, substituição de parafusos velhos e reforço nas estruturas. Além disso, as equipes estão pintando as passarelas que dão acesso à faixa de areia da praia.

“O isolamento da área ocupada pela vegetação costeira é fundamental para que as espécies possam se desenvolver. Com isso, acontece naturalmente a recomposição e enriquecimento vegetal. Além disso, seguimos com o trabalho de retirada de espécies exóticas e plantio de mudas nativas nos locais”, ressalta Marcel Ferarri, analista ambiental do INIS.

A fim de conscientizar a população, os profissionais também iniciaram a instalação de novas placas que indicam as Áreas de Preservação Permanente (APP). O objetivo é que as pessoas não pisem na vegetação e utilizem as passarelas para acessar a praia.

A vegetação de restinga como fixadora de dunas é área de preservação, conforme a Lei 12.651/2012 (Código Florestal). Os espaços são de extrema importância para as espécies da fauna e flora, além de ter função de proteção para as calçadas e ruas contra ressacas.

Todo o processo de recuperação de áreas degradadas tem o acompanhamento dos fiscais do INIS. Esta obra faz parte do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado pelo Ministério Público Federal (MPF), Município de Itajaí, por meio do INIS, e o Sindicato da Construção Civil de Itajaí (SINDUSCON).

Cercamento de restinga na faixa de areia da Praia Brava Sul é finalizado