Secretaria de Educação realiza 1º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis

Evento foi no auditório da Secretaria na manhã desta terça-feira (21)
Data de inclusão: 21/11/2023 17:09

Aproximadamente 250 estudantes participaram do 1º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis: participação e protagonismo juvenil como mecanismo da gestão democrática, realizado na manhã desta terça-feira (21), no auditório da Secretaria de Educação. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, por meio da Supervisão de Programas Educacionais – Gestão Compartilhada o evento teve como objetivos apresentar e efetivar a proposta de criação e implementação do grêmio estudantil para a Rede Municipal de Ensino de Itajaí. Na ocasião, os grêmios representados por seus presidentes, foram diplomados etodos os componentes eleitos também receberam um bóton, que servirá como identificação.

“Os grêmios representam espaços de transformação social, e buscam, não somente, reivindicar os direitos, mas também o cumprimento de deveres e responsabilidades, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento do protagonismo juvenil, seja dentro ou fora da escola, gerando participação social, conscientização política e cidadania”, destacou a supervisora de programas educacionais, Rudneia Schuller.

O evento contou com a participação e apresentação da banda dos alunos da Educação Integral da escola básica Aníbal César e com o espetáculo “Pluralidade”, realizado pela companhia de dança Millenium, com direção geral de Thurbo Braga e coreografia de Alisson Jordan. Durante o evento, também foi apresentada e lançada a Cartilha dos Grêmios Estudantis no formato digital. A expectativa é que em breve o material seja disponibilizado de forma impressa para todas as escolas.

Para finalizar o encontro, o Presidente reeleito da União Catarinense dos Estudantes secundaristas (UCES), Everton Wan-Dall compartilhou suas experiências em uma palestra. O objetivo foi contribuir no entendimento do que é um grêmio escolar e fomentar para o desenvolvimento de ações que instiguem a participação do aluno no contexto educacional.

Sobre os Grêmios Estudantis da Rede Municipal de Ensino

Trinta e duas unidades de ensino da Rede Municipal, que ofertam o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), elegeram os seus Grêmios Estudantis no dia 19 de setembro deste ano. A iniciativa inédita tem como objetivo fomentar a escuta, a participação dos estudantes e a capacidade de transformação da sociedade.O Grêmio Estudantil de cada unidade de ensino terá o mandato inicial de setembro de 2023 a fevereiro de 2025, quando ocorrerão novas eleições. Cada chapa é composta por 14 alunos e um adulto.

“Acreditamos que o envolvimento direto dos alunos com questões relacionadas à escola é essencial para abrir portas, dar voz para a participação efetiva dos alunos em sua primeira atuação democrática enquanto cidadão”, enfatizou a secretária de educação, Elisete Furtado Cardoso.

Secretaria de Educação realiza 1º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis