Defesa Civil de Itajaí passa para estado de atenção com a redução do nível dos rios

Monitoramento do órgão aponta melhora considerável na situação e próximas marés irão contribuir para o escoamento das águas
Data de inclusão: 19/11/2023 19:43

Devido a melhora considerável no nível dos rios e a previsão das próximas marés contribuírem para o melhor escoamento das águas, a Defesa Civil de Itajaí passou do estado de alerta para o estado de atenção neste domingo (19). No período da tarde, o nível do rio Itajaí-Mirim, que provocou a maioria das inundações na cidade, baixou em média 15 centímetros por hora no curso antigo.

O órgão de segurança e proteção e as equipes do Município seguem monitorando a situação dos rios e estão de prontidão para atender a comunidade. Em caso de emergências, é possível acionar os telefones 199 ou 193. Atualizações sobre níveis dos rios, chuvas, marés e alertas estão disponíveis em defesacivil.itajai.sc.gov.br.

Nos últimos três dias foram atendidas pelas forças de segurança e pela Secretaria Municipal de Obras um total de 113 ocorrências. Entre elas resgates de pessoas e animais, queda de poste, deslizamento e alagamentos/inundações. A maior parte das ocorrências, 92 registros, foi atendida neste sábado (18).

Além disso, de sexta (17) a domingo (19), foram comunicadas pela população e pelas equipes do município quase 300 ocorrências de alagamentos. As principais regiões afetadas foram: Cidade Nova, São Roque, Itaipava, Colônia Japonesa, Carvalho, Canhanduba, Dom Bosco, Limoeiro, São Judas, Ressacada e São Vicente.

Apesar das pessoas acolhidas estarem retornando para as suas residências devido a melhora das condições climáticas, um abrigo segue ativo no Município na noite deste domingo. O espaço fica no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão. No momento, há 43 pessoas de 12 famílias no local.

Previsão do tempo

A previsão do tempo da Defesa Civil aponta que a atuação do transporte de umidade do oceano favorece o aumento gradual da nebulosidade juntamente com a condição para chuvisco fraco e isolado para noite deste domingo em Itajaí. Já na segunda-feira (20), a circulação marítima favorece a presença de nebulosidade com aberturas de sol ao longo do dia. Não se descarta a ocorrência de um chuvisco fraco no decorrer do dia. A temperatura deve variar entre 18 e 25°C com vento fraco de quadrante leste a nordeste.

Mutirão de limpeza e recuperação das vias

Nesta segunda-feira (20), a partir das 7h, as equipes da Secretaria Municipal de Obras iniciam um grande mutirão de limpeza e recuperação dos locais afetados pelos alagamentos e inundações em Itajaí. Os trabalhos começarão pelo bairro Cidade Nova, que registrou a maior parte das ocorrências, e seguirão pelas demais localidades atingidas, como Ressacada, São Judas, Dom Bosco, Carvalho, Canhanduba, entre outros.

As áreas do interior, como os bairros Limoeiro, Itaipava, Colônia Japonesa, Campeche e São Roque, estarão sob os cuidados da Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana. O órgão também realizará a limpeza e recuperação das vias, além da retirada dos móveis.