Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Semasa inicia cobrança da tarifa de esgoto nos bairros mais populosos

Órgão orienta a comunidade para instalação correta na rede
Data de inclusão: 10/11/2023 15:03

O Semasa iniciou neste mês de novembro a cobrança da tarifa de esgoto para os imóveis com rede coletora, localizados nos bairros São Vicente, Cordeiros e Cidade Nova. O valor é correspondente a 80% da tarifa de água registrada na leitura. Além disso, na fatura consta o parcelamento do serviço de instalação da Caixa de Inspeção (CI). Mais de 900 imóveis inscritos na Tarifa Social do Semasa recebem o benefício de valores reduzidos em quatro faixas de consumo. O programa é um auxílio para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e cadastro no Cad Único.

O sistema de coleta e tratamento de esgoto entrou em operação, nestes bairros, em agosto e chega a 6.425 imóveis comerciais e residenciais. Com a ativação desta região, Itajaí tem 58% do território urbano coberto com redes coletoras.

A cobrança é feita porque o processo do esgoto é independente do sistema de água e conta com infraestrutura específica de tubulações, estações elevatórias e estação de tratamento. Ao proprietário do imóvel cabe a responsabilidade de regularizar a conexão dos pontos hidráulicos com geração de esgoto à rede coletora.

“Antes de executar qualquer obra é necessário checar as normas de instalação exigidas pelo Semasa ou contratar um profissional especializado e certificado. A fossa e filtro poderá ser desativada após essa correta instalação”, explica o diretor de Saneamento, engenheiro Ervino Macedo.

A recomendação é que antes disso o proprietário confira se imóvel está na lista de beneficiados pela rede coletora no site www.semasaitajai.com.br. Diversos cursos gratuitos sobre a correta instalação já foram realizados pelo Semasa. O próximo será no dia 30 de novembro, às 18h30, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Cidade Nova.

O sistema do Semasa substitui a fossa e trata o esgoto com 98% de eficiência. “O resultado do tratamento é uma água clara, praticamente livre de impurezas, que é devolvida ao Rio Itajaí-Mirim na saída da ETE. É assim que Itajaí está cuidando dos seus recursos hídricos e preparando a cidade para o futuro, de maneira sustentável”, observa a engenheira sanitarista da estação de tratamento, Adriana dos Santos.

Em outras regiões como Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Fazendinha, Centro e parte da Vila Operária já ocorrem as vistorias pelo Programa É Só se Ligar e proprietários são orientados sobre a ligação correta. Em caso de descumprimento de prazos, o Semasa pode notificar e até multar por despejo irregular ou clandestino de esgoto.

Caso o proprietário tenha dúvidas sobre a instalação poderá entrar em contato com o Semasa pelo telefone (47) 3344 9000 (fixo e whatsapp) ou presencialmente de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

Imagens relacionadas

Semasa inicia cobrança da tarifa de esgoto nos bairros mais populosos
Semasa inicia cobrança da tarifa de esgoto nos bairros mais populosos
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí