Após nova revisão, Município de Itajaí entrega Plano Diretor à Câmara de Vereadores

Ação ocorreu na tarde desta quinta-feira (09), na sede do Legislativo
Data de inclusão: 09/11/2023 18:18

Após nova revisão, o Município de Itajaí, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, entregou o Plano Diretor para aprovação da Câmara de Vereadores. O ato foi realizado durante sessão do Legislativo nesta quinta-feira (09) e contou com participação dos profissionais que integram o corpo técnico e o colégio de delegados, que é composto por várias entidades e representantes da sociedade civil.

Todos os apontamentos feitos pela população ao longo das audiências públicas realizadas entre os meses de julho e agosto foram considerados nesta nova atualização. Os encontros aconteceram após a recomendação do Ministério Público de Santa Catarina, que orientou o Município a promover novas audiências abrangendo todas as regiões da cidade.

O documento apresentado ao Legislativo tem como objetivo garantir o crescimento da cidade, a valorização do centro histórico e a melhoria da mobilidade urbana, com base no crescimento populacional exponencial apresentado por Itajaí nos últimos anos. Ainda foram feitas considerações necessárias para que todo processo de transformação aconteça acompanhado da prosperidade econômica, social e sustentável.

“O diálogo produtivo com a população refinou o projeto, e a legislação, como produto da sociedade, volta ao poder legislativo fortalecida, com o firme propósito de construir uma Itajai ainda mais próspera e sustentável”, pontua o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

Novo Plano Diretor

Com a nova versão do Plano Diretor de Itajaí, um dos principais ganhos propostos está no equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e o meio ambiente. A aposta é que a cidade possa crescer de forma correta, gerar riquezas e criar contrapartidas direcionadas para a preservação ambiental, tal como a criação de áreas de lazer. Além disso, lugares emblemáticos, como a Praia de Cabeçudas e a avenida Beira-Rio, poderão crescer de forma limitada, preservar suas paisagens e fomentar o lazer gastronômico em ambas as vias. O plano também prevê fachadas ativas para as construções.

Após a aprovação do documento pela Câmara de Vereadores, as revisões apontadas no Plano Diretor entrarão em vigor.