Sistema de Ônibus Local (SOL) recebe novas atualizações

Mudanças foram apresentadas na Câmara de Vereadores e entram em vigor a partir de segunda-feira (06)
Data de inclusão: 02/11/2023 11:21

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação realiza, a partir desta segunda-feira (06), novas alterações no Sistema de Ônibus Local (SOL). As mudanças foram apresentadas durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Itajaí, nesta quarta-feira (01).

As atualizações contemplam a revisão geral de todas as tabelas de rotas e horários do novo sistema de transporte coletivo. Além disso, haverá um aumento de horários no Terminal de Cordeiros, que passará de 35 para 43 horários, bem como melhorias significativas nos horários de pico nas linhas T1a - Fazenda/Cordeiros, T1b - Santa Regina e A2 - Estefano. A intenção é promover uma experiência mais eficaz e ágil para os passageiros.

Confira abaixo as principais mudanças e faça o download das tabelas de horários atualizadas através deste link

Para realizar o novo pacote de ajustes no sistema, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, em conjunto com o Consórcio Atalaia, empresa concessionária do serviço, fez um estudo de demanda para melhor atender à coletividade. Também foram analisadas alterações de trajetos, encaixes de horários e a programação dos serviços do sistema. Após esses processos, foram sugeridas atualizações, realocações de frotas e escalas de motoristas que passarão a ser aplicadas na segunda-feira.

A implantação do novo sistema de transporte coletivo ainda prevê um cronograma de avanços que serão colocados em prática ao longo dos próximos meses, como: sinalização de paradas; instalação de abrigos; execução das novas estações; reforma dos terminais e novas faixas exclusivas para ônibus. A partir de segunda, também entram em vigor as novas tarifas diárias, semanais e mensais que irão garantir maior economia aos usuários. A equipe do Município também seguirá com o monitoramento diário da operação do transporte coletivo para identificar pontos que necessitam de ajustes e atualizações.

Confira as principais mudanças que serão implementadas a partir de segunda (06):

1. Linhas T1a (Terminal Fazenda - Terminal Cordeiros): Os intervalos nos horários de pico serão reduzidos para que o serviço esteja alinhado com a demanda identificada. O objetivo é proporcionar maior agilidade no sistema e permitir o transporte rápido dos passageiros para seus destinos no centro ou bairros, especialmente durante o pico da tarde. A implantação do horário de 5h40, solicitado pela população, será atendido.

2. Linha T1b – Schmithausen / Santa Regina: A linha continuará atendendo a demanda de passageiros nos horários de pico da manhã e da tarde.

3. Linha T2a – Adolfo Konder / Rio bonito e T2b – Adolfo Konder / Cidade Nova: alteração de trajeto sentido Bairro - Terminal pela rua Alberto Werner.

4. Linha A2 – Estefano: Após alteração de trajeto até o Terminal Fazenda, o tempo da linha foi regularizado. Essa mudança visa contribuir para conexões mais eficientes no Terminal da Fazenda. Além disso, foram realizados ajustes nos horários no início da manhã para facilitar as conexões com a Praia Brava.

5. Circulares do Cordeiros: Foram feitos ajustes nos horários finais do dia, aprimorando a conexão para passageiros que utilizam o transporte vindo da Univali.

6. Linha C7 – Portal II / Volta de Cima / Espinheiros: alteração do trajeto. Até as 12h, o ônibus fará o trajeto até a Volta de Cima, passando pelo Espinheirinhos de cima e retornando para o Portal II, para então seguir para o Terminal de Cordeiros.

7. Linha C8 – Espinheiros: atende o bairro Espinheiros e retorna para o Terminal de Cordeiros. Esta alteração visa melhorar as conexões no Terminal de Cordeiros com a linha T1a – Fazenda / Cordeiros.

8. Linha P2 – São Roque: atende o bairro até o Bar da Lea e retorna para o Terminal de Cordeiros. Esta é uma opção para quem reside no Portal I, pois esta linha ao retornar para o Terminal Cordeiros utiliza a rua Irineu Maria e a rua Antônio Notari.

9. Linha T4 – Osvaldo Reis / Praia Brava: novos horários com saída do Terminal Fazenda, às 6h15 e 6h45.

10. Linha R3 – Paciência: Para atender aos estudantes, a partir das 22h30, foi implementado o horário na linha R3 – Paciência. Os usuários poderão utilizar a linha T3a – Contorno sul / Itaipava, com saída às 22h do Terminal da Fazenda, que seguirá direto para o bairro Paciência.

Sistema de Ônibus Local (SOL) recebe novas atualizações