Itajaí tem quase 5 mil MEIs abertos em 2023

Os dados foram computados até o início do mês de outubro
Data de inclusão: 16/10/2023 18:06

O Município de Itajaí, através do setor de Auditoria Fiscal, realizou a análise e liberação de processos de quase 5 mil microempreendedores individuais (MEI) neste ano. Ao todo, até o último dia 10, foram computados 4.938 MEIs atuantes na cidade.

Somente nos meses de setembro e agosto, de processos de baixo, médio e alto risco, foram analisados e deferidos cerca de 467 novos empreendedores. Deste total, cerca de 42,61% referem-se a empresas abertas por mulheres e 57,39% são representadas por homens.

Atualmente, há 50.332 pessoas jurídicas ativas e licenciadas em Itajaí. Deste montante, 20.200 são microempreendedores individuais e 30.132 se dividem entre microempresas (ME) e empresas de grande, médio e pequeno porte (EPP).

Os dados foram obtidos por meio de relatórios de ferramentas destinadas à gestão municipal. “Reunimos informações provenientes do Aprova Digital, encarregado da tramitação de diversos protocolos, incluindo o licenciamento de empresas. Também foram integrados dados da base pública disponibilizada pela Receita Federal, que abrange o cadastro nacional de pessoas jurídicas”, pontua Vítor Hugo Junkes, assistente de controle urbano.

Periodicamente, o setor de Auditoria Fiscal do Município realiza a análise e tratamento dos dados relativos às empresas. A ação objetiva avaliar o crescimento econômico da cidade, assim como o desempenho operacional do setor.

“Através dos números evidenciamos a eficácia do trabalho dos profissionais e a otimização dos processos graças ao Aprova Digital. Estamos empenhados em aprimorar nossas análises e automatizar progressivamente a dinâmica dos processos que chegam ao nosso setor. Assim, colaboramos ativamente para ajudar os empreendedores que estão dispostos a investir em Itajaí", ressalta a auditora fiscal, Aglaé Dobrachinski.

Itajaí tem quase 5 mil MEIs abertos em 2023