Águas baixam em Itajaí, mas Defesa Civil segue em alerta neste sábado (14)

Durante a madrugada apenas uma ocorrência foi registrada e nesta manhã há poucos pontos de alagamento na cidade
Data de inclusão: 14/10/2023 10:15

A Defesa Civil de Itajaí segue em situação de emergência neste sábado (14) e monitora os níveis dos rios e as condições do tempo para orientar à população. Nesta manhã, as águas baixaram bastante e há poucos pontos de alagamentos em áreas ribeirinhas e mais baixas. Conforme o órgão de proteção e segurança, a tendência é que não ocorram novas inundações devido à normalização dos níveis dos rios e melhora no tempo, porém a atenção deve ser redobrada nos picos de maré. O risco também continua alto para deslizamentos em áreas de encosta.

Durante a madrugada deste sábado apenas uma ocorrência foi registrada, um resgate de pessoa no bairro Cordeiros. No dia anterior, o Sistema de Comando de Operações (SCO) no Centreventos de Itajaí registrou um total de 260 ocorrências e alagamentos em 149 ruas do município. A orientação é que os moradores ainda fiquem atentos aos picos de maré previstos para as 14h deste sábado e às 2h10 de domingo (15), quando os rios podem atingir nível de emergência.

As equipes do Município seguem nas ruas para atendimento à comunidade atingida e o acolhimento aos desabrigados continua. Seis abrigos estão ativos em cinco bairros da cidade. Os espaços ofertam colchões, cobertores, alimentação, chuveiros e itens de higiene pessoal. Há um total de 579 pessoas abrigadas na manhã deste sábado (14).

Os espaços estão localizados nos seguintes pontos: Salão da Igreja São Cristóvão, no Cordeiros; Salão da Igreja São Vicente de Paulo, no São Vicente; Colégio Salesiano (com acessibilidade), no Centro; Salão da Igreja São João, no São João; Clube Tiradentes, também no bairro São João; e Salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Fazenda. Cinco destes espaços estão lotados (Salões paroquiais do Cordeiros, São Vicente e São João, Colégio Salesiano (com acessibilidade) e Clube Tiradentes) e o abrigo na Fazenda ainda pode receber moradores que necessitarem.

Centenas de servidores de diversos órgãos municipais e voluntários se revezam no atendimento aos desabrigados e contam com apoio de donativos da população. Os locais ainda contam com o suporte de equipes da Secretaria Municipal de Saúde, compostas por médicos, enfermeiros e técnicos.

Previsão do tempo

No sábado (14), o tempo se mantém firme em grande parte do estado, apesar da maior quantidade de nuvens. Especialmente do Litoral Norte, a circulação de umidade oceânica ainda favorece a ocorrência de chuvas fracas/chuviscos passageiros.

Já no domingo (15), uma área de baixa pressão atmosférica volta a instabilizar o tempo de forma gradativa em Santa Catarina. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas, mas continua alto para deslizamentos.

A Defesa Civil e as equipes do Município seguem monitorando a situação e de prontidão para atender a comunidade. Em caso de emergências, ligue para 199 ou 193. Atualizações sobre níveis dos rios, chuvas, marés e alertas estão disponíveis em defesacivil.itajai.sc.gov.br.

Nível dos rios e barragens

Apesar da previsão de tempo mais firme ao longo deste sábado, o Município continuará recebendo as águas das cidades de Blumenau e Brusque. O rio Itajaí-Mirim na última medição realizada às 9h apontou para 2,60 metros. Já em Blumenau a medição efetuada no mesmo horário no rio Itajaí-Açu marcou 8,00 metros.

Pela primeira vez na história, na noite de sexta-feira (13), às 22h05, ocorreu o vertimento da Barragem Norte em José Boiteux. O reservatório tem capacidade de armazenamento de até 357 milhões de metros cúbicos de água. É importante destacar que o vertimento das barragens é uma operação controlada e monitorada por equipe técnica. Os níveis dos rios do Médio Vale do Itajaí estão em declínio e o efeito do vertimento não deve alterar esta tendência.

Já as barragens de Taió e Ituporanga seguem com as comportas fechadas pela Defesa Civil de Santa Catarina. As duas estão com a capacidade máxima e vertendo. A barragem de Taió armazena o volume de 100 milhões de metros cúbicos de água. Já Ituporanga suporta 110 milhões de metros cúbicos de água.

Águas baixam em Itajaí, mas Defesa Civil segue em alerta neste sábado (14)