Começa neste mês o novo sistema de transporte público em Itajaí

Site para consulta das linhas e horários já está disponível para a população
Data de inclusão: 02/10/2023 09:25

Inicia neste mês o novo transporte coletivo do Município de Itajaí. Com frota moderna e acessível, maior frequência e viagens mais rápidas, o sistema terá abrangência de 95% da área urbana e linhas com novas nomenclaturas: Troncais, Alimentadoras, Perimetrais, Lazer e Turismo, Circulares e Rurais. Os horários já estão disponíveis para consulta no site www.novotransporte.itajai.sc.gov.br e passam a valer a partir do dia 21 de outubro.

De maneira integrada e dinâmica, haverá ônibus entre os principais pontos da cidade de 15 a 30 minutos. Diferente do sistema antigo, em que a população localizava os ônibus por sequências numéricas, no novo sistema cada linha será identificada pela letra inicial, que indicará o tipo, seguida por um número, rua ou bairro.

Por exemplo: a linha T3A - Contorno Sul | Itaipava ida, significa que é uma linha Troncal que sai do bairro Fazenda e vai até a Itaipava. Esse ônibus passará pelas seguintes localidades: Rua Sete de Setembro, Av. Joca Brandão, R. José Paulo da Silva, Estação Univali, Av. Ver. Abrahão João Francisco, Estação Ressacada, Terminal Ressacada, Rod. Antônio Heil, R. Benjamim Dagnoni, R. Emerson Schneider, R. Doutel de Andrade, R. Arlindo Mafra, R. Crispim Evaristo, R. Benjamim Dagnoni, Rod. Antônio Heil e Av. Itaipava. O ponto final será a Estação Itaipava, que estará localizada em frente ao Museu Etno-Arqueológico de Itajaí.

Outro exemplo, é a linha R1 Limoeiro ida, significa que é uma linha Rural que sai da Estação Itaipava e vai para o bairro Limoeiro. Esse ônibus percorrerá os seguintes locais: Estação Itaipava, Av. Itaipava, Rod. Antônio Heil, Retorno Rod. Antônio Heil, Av. Vereador Germano Luiz Vieira, Retorno no Limoeiro, R. Edmundo Leopoldo Merisio, Estação Limoeiro. Na área rural, o ponto de partida e de chegada de todas as linhas será a Estação Itaipava.

Conheça as novas linhas:

Linhas Troncais - São linhas que realizam os eixos principais da cidade
T1A - Cordeiros / Fazenda - ida
T1A - Cordeiros / Fazenda - volta
T1B - Schmithausen / Santa Regina - ida
T1B - Schmithausen / Santa Regina - volta
T2A - Adolfo Konder / Rio Bonito - ida
T2A - Adolfo Konder / Rio Bonito - volta
T2B - Adolfo Konder / Cidade Nova - ida
T2B - Adolfo Konder / Cidade Nova - volta
T3A - Contorno Sul / Itaipava - ida
T3A - Contorno Sul / Itaipava - volta
T3B - Itaipava / Contorno Sul - ida
T3B - Itaipava / Contorno Sul - volta
T4 - Osvaldo Reis / Praia Brava - ida
T4 - Osvaldo Reis / Praia Brava - volta

Linhas Alimentadoras - Direcionam para as linhas Troncais, ligando a cidade de norte a sul
A1 - Indaial - ida

C7 - Portal I e II
C8 - Espinheiros
C9 - Santa Regina

Linhas de Lazer e Turismo - São linhas para os principais pontos turísticos e praias da cidade
L1 - Lazer e turismo / Cabeçudas - ida
L1 - Lazer e turismo / Cabeçudas - volta
L2 - Praias / finais de semana - ida
L2 - Praias / finais de semana - volta

Linhas Rurais - São as linhas que farão na cobertura da área rural do município
R1 - Campeche - ida
R1 - Campeche - volta
R2 - Limoeiro - ida
R2 - Limoeiro - volta
R3 - Paciência - ida
R3 - Paciência - volta
R4 - Canhanduba - ida
R4 - Canhanduba - volta

Estações | Pontos de Ônibus | Terminais

Além dos pontos de ônibus e terminais da cidade, com o novo sistema serão instaladas 27 novas estações em pontos estratégicos, onde acontecem os principais cruzamentos de linhas de ônibus. O projeto está em licitação e a previsão é que em até seis meses a obra esteja concluída. Todas as estações terão acessibilidade, abrigos modernos, sinalização para bicicletários e totens com wi-fi. As estações estão sinalizadas no site www.novotransporte.itajai.sc.gov.br pelos ônibus na cor laranja.

Confira as novas estações:
ESTAÇÃO OSVALDO REIS
ESTAÇÃO PORTAL I
ESTAÇÃO PORTAL II
ESTAÇÃO ITAIPAVA ESTAÇÃO LIMOEIRO

Tarifas acessíveis e pacotes com desconto

O novo sistema de transporte coletivo terá novidades nas tarifas e opções que facilitarão o dia a dia da população. A passagem antecipada terá o custo de R$ 4,30, enquanto a embarcada (direto do veículo) custará R$ 4,50. Haverá ainda a opção da tarifa diária de R$ 6,00 para utilizar o transporte coletivo durante todo dia, com direito a trocas ilimitadas de ônibus em qualquer ponto, estação ou terminal.

Estudantes pagarão R$ 2,15 na tarifa unitária. O Município também ofertará outras opções de descontos em pacotes semanais e mensais, com integrações ilimitadas, por R$ 36,00 e R$ 156,00, respectivamente.

O novo sistema contempla ainda um aplicativo com ferramentas especiais para pessoas com deficiências, permitindo a recarga do cartão. Através do app será possível encontrar a rota mais acessível e o ponto de ônibus mais próximo, de acordo com a localização do usuário.

Tabela de preços das tarifas de ônibus do novo sistema:

Antecipada: R$ 4,30 (uma integração)
Embarcada: R$ 4,50 (sem integração)
Diária: R$ 6,00 (integrações ilimitadas)
Semanal: R$ 36,00 (integrações ilimitadas)
Mensal: R$ 156,00 (integrações ilimitadas)
Estudante: R$ 2,15
Gratuidade: crianças até 5 anos, idosos 60+ e pessoas com deficiência