Cerca de 600 pessoas participaram do Seminário da Cidade

Evento contou com a participação de palestrantes e painelistas renomados
Data de inclusão: 25/08/2023 09:26

Encerrou nesta quinta-feira (24) o Seminário da Cidade. O evento foi promovido pelo Município de Itajaí, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, em parceria com entidades e associações. Cerca de 600 pessoas participaram das palestras, debates e painéis, que abordaram temáticas relacionadas ao crescimento, planejamento e organização das cidades. Durante o seminário, também foi realizada a última reunião para apresentação da atualização do Plano Diretor de Itajaí.

Palestrantes renomados como Gustavo Restrepo, Washington Fajardo e José Police Neto participaram do seminário e compartilharam experiências, práticas adotadas e cases de sucesso. Entre os destaques está o projeto transformador realizado na cidade de Medellín, na Colômbia.

“Com este seminário nós ampliamos o repertório das soluções para o desenvolvimento urbano. Nosso objetivo é promover uma Itajaí mais sustentável, que beneficie a população e seja compatível com os diversos setores econômicos. Conforme pontuou o palestrante Washington Fajardo, a melhor cidade que existe é a que já existe. Felipe Cavalcanti também afirmou no evento que precisamos construir cidades para pessoas. São essas premissas que estamos levando em consideração”, destacou Rodrigo Lamim, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí.

Com o tema “Experiências a partir de Medellín, Colômbia - Cidades Inclusivas, Projetos Transformadores”, o arquiteto e urbanista Gustavo Restrepo trouxe para os participantes do Seminário da Cidade as práticas adotadas na cidade de Medellín que requalificaram os espaços urbanos. De acordo com ele, as medidas mudaram a percepção das pessoas em relação às localidades que até então eram vistas como perigosas pela população.

“É preciso construir as cidades para que os moradores se sintam como turistas nelas e não cidades para os turistas. Quando temos cidadãos que se sentem pertencentes à cidade, eles serão responsáveis pelo desenvolvimento dos espaços. O estado deve construir a consciência e o cidadão dar continuidade ao lugar que ele mora”, comentou Gustavo Restrepo.

Atualização do Plano Diretor de Itajaí

Na noite de quarta-feira (23), foi realizada a última audiência para apresentação da atualização do Plano Diretor de Itajaí. Mais de 300 pessoas participaram da reunião e contribuíram com o debate sobre o documento.

As deliberações já foram feitas pelo Colégio de Delegados para realizar as adequações necessárias, de acordo com as sugestões apresentadas nas audiências públicas comunitárias. Após os ajustes nos textos e anexos, o Plano Diretor será encaminhado novamente à Câmara de Vereadores de Itajaí. A previsão é que o envio seja feito até o final do mês de setembro.

Cerca de 600 pessoas participaram do Seminário da Cidade