Município de Itajaí promove concurso para evitar emissões de gás carbônico

Ações vão envolver 32 escolas, cerca de 10 mil alunos e a quantificação será via app MovItajaí
Data de inclusão: 16/08/2023 18:51

O Município de Itajaí, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Educação farão um concurso com estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, a fim de estimulá-los, com ações, a evitar emissões de gás carbônico (CO2) através de deslocamentos sustentáveis. As inscrições para o concurso "MovItajaí vai à Escola”, do projeto Mobilidade Urbana Consciente serão efetivadas por meio do aplicativo MovItajaí, de forma gratuita, a partir de segunda-feira (21), pelos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, das unidades escolares participantes. Até a próxima sexta-feira (18), os professores participam de uma capacitação online, em que serão esclarecidas todas as dúvidas sobre o edital do concurso e a forma de participação. A expectativa é de que aproximadamente 200 professores participem dos encontros.

“Nesta quarta-feira (16) iniciamos a formação com os professores de ciências; amanhã serão os de geografia e na sexta, os de informática e de educação física. Eles serão os responsáveis pela condução dos trabalhos nas suas respectivas unidades de ensino junto aos seus alunos participantes do concurso. No dia 04 de agosto também já realizamos a apresentação do concurso aos diretores das escolas e estimamos grandes resultados com essa campanha, que seguirá ao longo de todo esse semestre”, enfatizou Samir Cesário Pereira, Diretor de Mobilidade Urbana.

Na prática, de agosto a dezembro, os alunos serão recompensados por evitar emissões de gás carbônico na atmosfera ao escolherem formas de deslocamentos mais sustentáveis. Ao utilizarem a plataforma MovItajaí, eles farão o registro dos seus trajetos feitos a pé, de bicicleta e ônibus sendo recompensados com créditos AYR Itajaí, pelo carbono que deixaram de emitir.

“A mudança para uma nova realidade passa pela mudança de hábito de cada um de nós, e para que essa mudança de hábito, de comportamento, de fato, aconteça, é preciso dar o primeiro passo. Nosso propósito é construir uma cidade mais sustentável, com pessoas mais felizes e saudáveis, porque os efeitos dos gases também impactam na saúde respiratória de todos. E começar pelas crianças essa mudança é estratégico, porque elas são capazes de contagiar suas famílias”, destacou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

Ao final do concurso haverá premiação para os três primeiros alunos colocados que obtiverem a maior quantidade individual de AYR´s nos registros de deslocamentos sustentáveis (Bicicleta, Caminhada e Ônibus). Haverá, ainda, reconhecimento e prêmio ao aluno 1º colocado geral com maior quantidade de registros de deslocamentos sustentáveis somando todas as três categorias (caminhada + bicicleta + ônibus) e a unidade escolar com maior número de alunos participantes com deslocamentos registrados vai receber certificado de reconhecimento e como prêmio, um equipamento para a sala de informática: 01 (um) Notebook Asus Core i5 8GB de Memória.

Para ter acesso ao edital, é só fazer o download do documento no final desta matéria. Para saber mais sobre o aplicativo MovItajaí e como baixá-lo, é só clicar aqui.

Sobre o aplicativo MovItajaí

Itajaí é a primeira cidade da América Latina com aplicativo de recompensa para mobilidade sustentável. O MOVITAJAÍ é baseado na plataforma portuguesa AYR, desenvolvida pelo CEIIA. De forma simplificada, o AYR se assenta numa plataforma de quantificação, valorização e transações de emissões de CO² evitadas.

O MOVITAJAÍ foi lançado em 22 de Setembro de 2021, dia Mundial Sem Carro. É responsável por mais de 4.000 usuários e dezenas de toneladas de emissões de CO² evitadas. Agora o projeto MOVITAJAÍ avança com uma nova iniciativa, além das trocas dos créditos AYR Itajaí já realizadas por passagens no transporte público do município.

Município de Itajaí promove concurso para evitar emissões de gás carbônico

Arquivos Relacionados