Última audiência pública sobre o Plano Diretor de Itajaí acontece na próxima quarta-feira (23)

A reunião será realizada durante o Seminário da Cidade, a partir das 19h, no auditório do Centreventos
Data de inclusão: 16/08/2023 15:48

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, promove na próxima quarta-feira (23), a partir das 19h, a 11ª audiência pública comunitária para apresentar propostas de atualização do Plano Diretor de Itajaí. Esta será a última reunião sobre o tema e acontecerá durante o Seminário da Cidade realizado no auditório do Centreventos, que fica localizado na avenida Ministro Victor Konder, n° 303, bairro Centro.

A ação possibilita que a população participe das discussões e reflexões que impactam nas propostas aplicadas no Plano Diretor e que posteriormente serão enviadas à Câmara de Vereadores. Na audiência, serão abordadas as atualizações do documento em relação aos zoneamentos e usos do solo de todo o território de Itajaí, entre outros tópicos.

Os encontros são promovidos pelo Município em parceria com a equipe do Colégio dos Delegados responsáveis pela atualização do Plano Diretor. As iniciativas, realizadas desde meados de julho, também atendem à recomendação do Ministério Público de Santa Catarina.

Seminário da Cidade

O Seminário da Cidade será realizado entre os dias 22 e 24 de agosto, no auditório do Centreventos de Itajaí. Em todos dias, o evento inicia às 14h e segue até as 19h. Durante o seminário, serão realizados painéis, palestras, reuniões e debates sobre projetos que contemplam o desenvolvimento urbano da cidade.

O evento é promovido pelo Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e contará com a presença de profissionais renomados em planejamento de cidades. Entre eles estão: Gustavo Adolfo Restrepo Lalinde, Washington Fajardo, Felipe Cavalcante e José Police Neto.

“O objetivo do evento é a ampliação do repertório das soluções possíveis dentro do desenvolvimento urbano, com foco na promoção sustentável. Além disso, a iniciativa beneficia a população e também é compatível com os diversos setores econômicos de Itajaí. Serão utilizados exemplos de cidades estrangeiras como Medellín, na Colômbia, e nacionais como Rio de Janeiro", comenta o secretário municipal de desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

Confira a programação do Seminário da Cidade:

Dia 22 de agosto de 2023
14:00 /14:45 - Abertura: Prefeito Municipal, Presidência da Câmara de vereadores, Secretário Secretaria de Urbanismo e Habitação.
14:45/15:45 – Áreas Centrais Urbanas Brasileiras: Respostas para Perguntas – Washington Fajardo - RJ.
15:45/16:45– Como Construir Cidades para Pessoas – Felipe Cavalcante - SP.
16:45/17:30 - O Caso da Pedra Branca. Marcelo Gomes.
17:30/19:00 – Painel com interação do Público – Cidade: Responsabilidade de Todos. Mediação – Felipe Cavalcante – SP.

Dia 23 de agosto 2023
14:00 /15:00: Experiências a partir de Medellín-Colômbia. Cidades Inclusivas, Projetos Transformadores. Palestrante Gustavo Restrepo.
15:00 /16:00 - Da Lei Municipal à Prática Metropolitana. José Police Neto – SP.
16:15/18:00 – Painel com Interação do Público sobre: Cidades e Qualidade de Vida no Brasil e no Mundo, com Gustavo Restrepo, Washington Fajardo e José Police Neto.
INTERVALO
19:00/22:00 Audiência Pública da Atualização do Plano Diretor

Dia 24 de agosto de 2023
14:00/16:00 – Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável (PROMOBIS): Integração e Desenvolvimento Metropolitano.
16:00/17:00 – Atualização do Plano Diretor de Itajaí. Impressões gerais, com Convidados Externos e Equipe Técnica do Plano Diretor.
17:00/19:00 – Reunião aberta do Colégio dos Delegados – Recomendações e conclusões sobre o processo a ser reenviado à Câmara Municipal.