Portal II terá nova praça com parque infantil, quadra poliesportiva e pista de skate

Ordem de serviço foi assinada na manhã desta sexta-feira (11)
Data de inclusão: 11/08/2023 12:03

O Município de Itajaí, por meio das secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano e Hbitação, assinou na manhã desta sexta-feira (11) a ordem de serviço para construção da Praça do Portal II. O espaço com 7.074,07 m², localizado entre as ruas Nono Emílio Dalçóquio e Osvaldo Leal, terá um campo de futebol de areia, parque infantil, quadra poliesportiva, pista de skate e bicicletários. Ao todo, serão investidos R$ 2.916.176,41 com recursos da outorga onerosa (solo criado), que são provenientes do potencial construtivo da cidade.

“Esta é mais uma obra importante para Itajaí. Em nossa cidade há muitas obras acontecendo para a melhoria da infraestrutura, mobilidade, saneamento e, além disso, também seguimos com a revitalização e construção de novas praças, como essa do Portal II, que atenderá uma demanda dessa comunidade por um local qualificado de lazer e convivência. São espaços que proporcionam encontros e novas possibilidades para toda população”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

O local também receberá drenagem, paisagismo e mobiliário urbano, como bancos e lixeiras. A nova construção será mais um espaço de lazer para a comunidade itajaiense, propiciando o acesso a diversas atividades de recreação, lazer e espaços de convivência para toda a família.

“Teremos no Portal II uma das maiores praças do Município de Itajaí. Esta região está crescendo e se desenvolvendo muito a cada dia, por isso é de extrema importância esses novos equipamentos urbanos”, comenta o secretário municipal de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé.

Três praças inauguradas em 2023

Ao longo do primeiro semestre de 2023, foram entregues três praças à população itajaiense. Em fevereiro, a comunidade recebeu a nova praça Nossa Senhora das Graças. O espaço, localizado às margens da avenida Vereador Abrahão João Francisco (Contorno Sul), conta com área total de 2.237,00 m². A praça possui um centro comunitário, parque infantil, quadra de esportes, academia ao ar livre e biblioteca comunitária.

O bairro Costa Cavalcante também recebeu melhorias nos espaços de convivência neste ano. A Praça Santos Dumont foi revitalizada e entregue em junho à comunidade, junto com a inauguração do Núcleo Artes nos Bairros. O local passou por uma reforma geral, ganhou um novo parque infantil e nova iluminação. A quadra também foi reformada com pintura e telas novas. O edifício onde funciona o Núcleo Artes nos Bairros também foi reformado e oferta 300 m² de área para desenvolvimento das atividades.

Além destas obras, durante a programação de aniversário de 163 anos do Município de Itajaí, foi entregue a revitalização do Marco Zero, no Centro da cidade. Com aproximadamente 5.500 m², a praça Vidal Ramos recebeu total substituição do piso, implantação de novos canteiros e paisagismo, instalação de equipamentos públicos e novo sistema de iluminação para destacar os principais elementos arquitetônicos da praça. O processo de restauração ampliou a arborização para composição da paisagem e não foi retirada nenhuma árvore da praça e dos jardins.

Mais dois espaços em andamento

Também está em andamento a construção da Praça dos Correios. O espaço será inteiramente reurbanizado para proporcionar um local de convivência e lazer aos moradores. Estão previstos a implantação de passeios, mobiliário urbano, iluminação, paisagismo e equipamentos especiais, como fonte ornamental e interativa, playground, espaço para pets, horta comunitária, pórticos para cobertura do palco multiuso e uma edificação de apoio. A previsão é entregar a obra até o final de novembro deste ano.

Outra iniciativa do Município em andamento é a construção do Parque Ecológico e Náutico, uma nova opção de lazer ao ar livre para a população e espaço turístico. Localizado às margens da avenida Beira-Rio, no Saco da Fazenda, ao lado da Marina Itajaí, o espaço contará com mais 23 mil metros quadrados e terá áreas verdes e de contemplação, playground, academia, quadra pública de pádel e também um heliponto para os serviços de emergência e segurança.