Portal Rede de Apoio à Mulher completa um ano com mais de 10 mil visualizações

Ferramenta, lançada como estratégia de combate à violência, foi apresentada na mostra nacional “Brasil, aqui tem SUS”
Data de inclusão: 04/08/2023 14:15

O portal Rede de Apoio à Mulher (RAM), criado pela Secretaria de Tecnologia de Itajaí (SETEC) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, completou um ano de funcionamento, nesta quinta-feira (03), com mais de 10 mil visualizações. A ferramenta é um recurso desenvolvido na plataforma GeoItajaí (arcGIS) para localização dos serviços e equipamentos da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (RAIPSV) no município, entre outras funções.

O website também foi apresentado como boa prática em saúde na 18ª Mostra Nacional "Brasil, aqui tem SUS", realizada em Goiânia no mês de julho, durante o 37º Congresso Conasems, considerado o maior evento de saúde pública da América Latina. O portal pode ser acessado pelo link redemulher.itajai.sc.gov.br e ainda pelo aplicativo Conecta.í.

“Completar um ano de funcionamento com mais de 10 mil visualizações é uma prova da importância desse portal para auxiliar as mulheres em situação de violência. A iniciativa também recebeu destaque na mostra nacional sendo selecionada para apresentação entre os principais projetos do país”, destaca o secretário municipal de Tecnologia, Murilo Sodré.

Agosto Lilás

O portal foi lançado no ano passado durante a campanha Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher, e segue válido para utilização no município. Além de possuir um sistema de geolocalização dos serviços da rede de apoio, apresenta mapas interativos com informações para compreender o que são situações de violência contra as mulheres, quais os locais e os serviços que devem ser procurados em cada situação, a exemplo de como realizar um Boletim de Ocorrência, solicitar medida protetiva, entre outras orientações.

O recurso também conta com endereços, telefones de contato e horários de funcionamento dos serviços e unidades de atendimento. A ferramenta ainda disponibiliza publicações a respeito da violência contra mulher, como Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, Boletins Epidemiológicos, entre outros.

“Esse portal é uma importante ferramenta de apoio às mulheres em situação de violência em Itajaí, principalmente como forma de estimular a denúncia de ocorrências e também para orientação sobre como buscar ajuda. E para além do uso da comunidade, o portal também auxilia os profissionais das diversas instituições e serviços que atendem a estas ocorrências, principalmente quando se faz necessário realizar orientações e encaminhamentos”, explica a coordenadora da RAIPS e uma das idealizadoras do portal RAM, Thamara Garcia Del Mir.

Portal Rede de Apoio à Mulher completa um ano com mais de 10 mil visualizações