App Controle Dengue é premiado em mostra nacional de boas práticas em saúde

Ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Tecnologia de Itajaí
Data de inclusão: 20/07/2023 11:59

O App Controle Dengue - Tecnologia, Inovação e Participação Social no Combate à Dengue em Itajaí foi premiado no maior evento de saúde pública da América do Sul. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec) de Itajaí. O aplicativo representou a cidade na 18ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS” durante o 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com o tema “O SUS que Falta no Brasil”. A ação foi apresentada entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia (GO).

"Essa medalha tem um significado especial para todos os servidores públicos envolvidos no desenvolvimento desse projeto. Ela representa o reconhecimento de uma política pública simples, porém inovadora, que tem contribuído para uma gestão eficiente da dengue em nosso município. A ferramenta tem sido fundamental no apoio à tomada de decisões baseadas em evidências. Ser parte das principais soluções inovadoras da saúde pública em nosso país reafirma nosso compromisso com a transformação digital do município, tornando-nos uma referência no assunto Dengue, não apenas para o país, mas também para o mundo", destaca o secretário municipal de Tecnologia, Murilo Sodré.

Ao todo, 535 ferramentas de todo o país foram apresentadas no congresso e somente 25 foram premiadas, entre elas o aplicativo itajaiense. O App Controle Dengue tem a função de auxiliar os agentes de endemias de Itajaí na coleta de informações durante o trabalho de campo, além do monitoramento e controle do mosquito Aedes aegypti. O sistema também otimizou outros processos da ação.

“O desenvolvimento deste aplicativo foi muito importante para agilizar e automatizar diversas atividades que faziam parte do processo do combate à dengue no Município de Itajaí. Agora, os agentes de endemias possuem maior eficiência na hora de coletar informações sobre o mosquito Aedes Aegypti, isso facilita muito no combate à doença”, explica o secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte.

Além do App Controle Dengue, outra ferramenta desenvolvida pelo Município de Itajaí também foi apresentada no congresso nacional, o Portal Rede de Apoio à Mulher. O serviço é um recurso da plataforma GeoItajaí (arcGIS), que possibilita a geolocalização dos serviços e equipamentos da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência no município.

O XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde buscou aprofundar possibilidades e estratégias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento também contou com atividades como Feira SUS, Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS e painéis técnicos.

App Controle Dengue é premiado em mostra nacional de boas práticas em saúde