Município auxilia comunidade atingida por fortes ventos de ciclone extratropical nesta quinta-feira (13)

Equipes atuam na desobstrução de vias e entrega de lonas à população
Data de inclusão: 13/07/2023 16:15

O Município de Itajaí está com as equipes da Defesa Civil, das Secretarias de Obras e de Segurança Pública, além do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, mobilizadas para atendimento aos moradores que registraram prejuízos com a passagem de um ciclone extratropical pelo Estado nesta quinta-feira (13). Os órgãos auxiliam a comunidade com a entrega de lonas para casos de destelhamento e a remoção de árvores e galhos que caíram sobre as vias. Os fortes ventos provocados pelo ciclone chegaram a 74 km/h durante esta manhã em Itajaí.

Foram registradas mais de 80 ocorrências pela Defesa Civil relacionadas à passagem do fenômeno climático na cidade até as 15h30. Entre elas: quedas de placas, fiação elétrica, muros e árvores, destelhamentos e um desabamento. Além disso, a Secretaria de Obras já atendeu cerca de 40 chamados da população, principalmente para desobstrução de vias. Não houve registro de pessoas feridas.

Ainda, de acordo com a Defesa Civil, em função do grande número de ocorrências, os moradores que necessitarem de lonas podem retirar junto ao órgão de proteção, localizado na avenida Adolfo Konder, nº 1811, bairro Cidade Nova.

Unidades de saúde têm atendimento afetado

As unidades básicas de saúde de Itajaí também registraram interrupções parciais nos atendimentos durante esta quinta, principalmente por conta de quedas de energia elétrica ou destelhamentos. A unidade da Itaipava, que abriria até as 22h nesta quinta, e a UBS Bambuzal precisaram suspender todos os atendimentos do dia. Já o Ambulatório que fica junto ao Centro Administrativo do Arraial dos Cunhas estará fechado nesta quinta e sexta em função de um destelhamento no local. Os pacientes podem buscar atendimento nas unidades Brilhante ou Parque do Agricultor, caso necessário.

O Centro de Referência em Doenças Infecciosas (Ceredi) teve problemas com destelhamento e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cordeiros está com atendimentos parciais em função de problemas no forro. Os pacientes com histórico de trauma estão sendo encaminhados para a UPA do Centro Integrado de Saúde (CIS), enquanto a equipe de manutenção da Secretaria de Saúde atua no local.

Atividades esportivas suspensas

A Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) também suspendeu temporariamente as atividades esportivas e de lazer promovidas na pista de atletismo, na Ressacada, e no Ginásio Gabriel João Calores, no bairro São João, em função dos estragos causados pelos fortes ventos. A medida foi adotada para garantir a segurança dos participantes, funcionários e comunidade. A equipe da FMEL avalia os danos e trabalha para recuperar e reparar as instalações afetadas.

Ciclone se afasta

O ciclone extratropical, que provocou ventos fortes e transtornos nesta quinta-feira, já está em deslocamento pelo oceano, mas ainda mantém a condição de rajadas de vento nas próximas horas. Porém, há uma tendência de diminuição no fim do dia no Litoral Norte de SC, conforme previsão da Sala de Monitoramento e Alerta em parceria com o Laboratório de Climatologia da Univali. O mar segue agitado com previsão de ressaca, alagamentos e erosão costeira, representando risco à navegação.

A Defesa Civil de Itajaí segue monitorando as condições climáticas e ocorrências relacionadas ao vento. Até o momento, não foi necessário abrir abrigos na cidade. Os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site do órgão e também pelas mídias sociais.