Município de Itajaí é destaque em conferência internacional de tecnologia

Projeto em desenvolvimento na cidade propõe realizar o mapeamento de rotas acessíveis para pessoas com deficiências físicas
Data de inclusão: 10/07/2023 18:40

O Município de Itajaí foi mencionado na abertura da Esri UC, maior conferência internacional sobre tecnologia, com um projeto que mapeia rotas acessíveis na cidade. O evento começou nesta segunda-feira (10), em San Diego, na Califórnia (EUA), e segue até sexta-feira (15). A iniciativa anual divulga ideias inovadoras desenvolvidas na área da tecnologia.

O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec), ainda está em fase de desenvolvimento, mas já chamou a atenção no evento internacional A ferramenta objetiva realizar o mapeamento de rotas acessíveis em Itajaí para facilitar o deslocamento de pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes e deficientes visuais.

“O nosso intuito é trazer mais uma ferramenta que vai possibilitar maior qualidade de vida para pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto deste aplicativo ainda está em fases de testes, mas estamos bem otimistas quanto às funcionalidades e praticidades que ele pode ofertar para a população itajaiense”, comenta o secretário de Tecnologia de Itajaí, Murilo Sodré.

No projeto, serão identificadas as rotas acessíveis disponíveis no município, como rampas adaptadas para cadeiras de rodas, sinais de áudio para orientação e pavimentação tátil para facilitar a locomoção. Uma vez finalizadas, a iniciativa servirá como uma ferramenta para que pessoas com deficiência possam planejar seus deslocamentos de forma mais independente e segura. O aplicativo também tem o objetivo de garantir acesso adequado a locais e serviços na cidade.

Nesta etapa do desenvolvimento, estão sendo utilizados os aplicativos ArcGIS e QuickCapture para coleta de informações em campo e análises de imagem de satélite.

Aplicativo de combate a dengue também é destaque

Esta é a segunda vez que o Município de Itajaí é destaque no maior evento de geoprocessamento do mundo. Em julho de 2022, os mapas sobre dengue do aplicativo GeoItajaí também foram destaque na abertura do congresso. Além disso, neste ano o aplicativo Controle Dengue foi divulgado no Esri Map Book 2023, um atlas que é distribuído mundialmente pela empresa organizadora do encontro internacional.

O GeoItajaí foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A ferramenta possibilita que a administração pública tenha informações com todo o mapeamento da cidade de forma atualizada e com fácil acesso. A partir disso, foi desenvolvido o Controle Dengue, que tem a função de auxiliar os agentes de endemias de Itajaí na coleta de informações durante o trabalho de campo, além do monitoramento e controle do mosquito Aedes aegypti.

Município de Itajaí é destaque em conferência internacional de tecnologia