Itajaí lança painel Cirurgiômetro para consulta de procedimentos realizados

Serviço foi desenvolvido pelas Secretarias de Tecnologia e de Saúde
Data de inclusão: 03/07/2023 17:35

O Município de Itajaí, por meio das Secretarias de Tecnologia (SETEC) e de Saúde, lança o “Cirurgiômetro” , um painel informativo sobre o mutirão de cirurgias eletivas que ocorre na cidade. A ação tem como objetivo dar mais transparência ao processo e divulgar a população os números dos procedimentos. Ao todo, serão executadas mais de 4 mil operações cirúrgicas em dois hospitais credenciados.

“É muito importante ter essa transparência sobre o mutirão com a população, que agora terá a possibilidade de ver os números de quantas cirurgias já foram realizadas. A tecnologia foi desenvolvida internamente pelo time da Secretaria de Tecnologia juntamente com a Gerência de Informática da Secretaria de Saúde, que integrou os dados. Isso possibilita a consulta pública assim como foi feito na época das vacinas”, comenta o secretário de Tecnologia de Itajaí, Murilo Sodré.

No site, que é possível acessar clicando aqui, é exibido um gráfico com as cirurgias que foram realizadas e a contagem do número de vezes que o procedimento já foi feito. O mutirão de cirurgias eletivas contará com investimentos de até R$ 30 milhões. A expectativa da ação é chegar próximo de zerar as filas de espera da cidade em cerca de seis meses, agilizando procedimentos que foram afetados durante a pandemia da Covid-19.

“Usar a tecnologia a favor da saúde proporciona, além de mais transparência e modernidade, um maior controle e participação da sociedade sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria. Esse mutirão de cirurgias eletivas atende um anseio muito grande da comunidade, que agora poderá acompanhar mais detalhes”, destaca o secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte.

Os hospitais credenciados para realizar o mutirão são: o Imigrantes, em Brusque, e o Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. Além da cirurgia, as instituições credenciadas também preveem o fornecimento de leitos de UTI, próteses, órteses, consultas pré-operatórias e todos os materiais necessários para cirurgia.

Os procedimentos eletivos são realizados em diversas áreas: visão, aparelho circulatório, sistema nervoso, mamas, torácicas, aparelho digestivo, ortopédicas, entre outros. A Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí também oferece transporte para os pacientes do mutirão que realizarem a operação em Brusque.

Itajaí lança painel Cirurgiômetro para consulta de procedimentos realizados