Itajaí formaliza intenção de sediar as próximas duas edições da The Ocean Race

Documento solicita a manutenção da cidade como única parada na América do Sul e foi entregue à organização mundial na etapa final da regata, em Gênova
Data de inclusão: 01/07/2023 10:32

A experiência de sediar quatro edições da The Ocean Race, todas elas com grande participação popular e crescente execução e divulgação do evento, faz hoje de Itajaí uma das referências da maior regata transoceânica do mundo. O município do Litoral Norte de Santa Catarina é considerado por muitos velejadores, equipes de apoio e organização em geral a melhor parada da competição. Diante desse cenário, a Administração Municipal formalizou neste sábado (01), na Vila da Regata de Gênova, na Itália, a intenção de sediar as próximas duas edições da disputa, como parada única na América do Sul.

O documento, que tem a proposta de estabelecer uma construção conjunta com a organização da regata, foi entregue no encerramento da competição pelo secretário de Turismo e Eventos e de Desenvolvimento Econômico do Município de Itajaí, Thiago Morastoni, ao presidente da The Ocean Race, Richard Brisius, ao co-presidente Johan Salén, e ao Diretor de Marketing e de Novos Negócios da regata mundial, Mirko Groeschner.

“Fizemos uma ótima reunião de análise geral do evento em Itajaí e debatemos em conjunto perspectivas e estratégias para as próximas edições. Solicitamos oficialmente que nossa cidade siga como sede única na América do Sul da The Ocean Race para as próximas duas edições e devemos fazer isso de forma conjunta, pois a organização da regata também nos manifestou o interesse de seguir passando por Itajaí e de dar continuidade a essa parceria”, destaca Morastoni, que falou do sucesso da etapa de Itajaí no encerramento do evento de Gênova, com a presença de autoridades das cidades-sedes, como o prefeito de Gênova, Marco Bucci, patrocinadores e equipes.

Ao analisar toda a disputa que termina neste sábado (01) em Gênova, Mirko Groeschner, responsável pelo processo de seleção das equipes e das cidades-sedes da próxima edição, se impressionou com as ativações de nossa cidade. “Itajaí realizou uma grande parada, com uma vila da regata incrível, ótimo público, excelente organização e entrega do evento, além de alcançar índices altíssimos na divulgação da etapa”, comemora o Diretor de Marketing e de Novos Negócios.

Exemplo a ser seguido

Mesmo sem ainda confirmar nenhuma cidade-sede para a edição de 2027 da The Ocean Race, os organizadores ressaltaram que pretendem implantar no evento mundial ações de sucesso que tiveram Itajaí como precursor, realizadas pela equipe da Administração Municipal.

“Tudo isso mostra o quanto nossa cidade evoluiu na realização desse grande evento. Não devemos nada para nenhum lugar do mundo, muito pelo contrário, somos hoje uma grande referência para as demais sedes. Oficializamos aqui em Gênova nossa intenção de seguir com a The Ocean Race e confio que num futuro próximo poderemos comemorar esse anúncio oficial”, finaliza o secretário de Turismo e Eventos e de Desenvolvimento Econômico de Itajaí.

A expectativa é de que a próxima edição da maior regata transoceânica do mundo conte com pelo menos 10 equipes de barcos da classe Imoca. O anúncio, já incluindo a definição de rota e cidades-sedes, deve acontecer no mês de setembro.

Apresentação dos números

Com o término da The Ocean Race 2023, a equipe do Município de Itajaí finaliza os últimos relatórios da etapa catarinense e se prepara para apresentar os números e balanço de todo o trabalho realizado. Para isso será feita uma coletiva de imprensa, ainda no mês de julho, em data a ser definida.

Itajaí formaliza intenção de sediar as próximas duas edições da The Ocean Race