CEI Rosemary Klock é o campeão do concurso de coleta de resíduos eletrônicos

25 unidades da Rede Municipal participaram da iniciativa, que premiou os cinco primeiros colocados
Data de inclusão: 30/06/2023 16:42

Foram 19 dias de campanha, 25 unidades escolares participantes e o total de 22,5 toneladas de resíduos eletrônicos arrecadados. Esse foi o saldo do concurso Coleta Premiada – uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Itajaí, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que premiou, na tarde desta sexta-feira (30), as cinco primeiras colocadas. O evento de premiação ocorreu no Legislativo e contou com a participação de alunos, professores, diretores e autoridades.

“Ficamos muito felizes e realizados com essa parceria com a Câmara de Vereadores, porque essa questão ambiental já é algo que os professores trabalham bastante com os nossos alunos nas unidades de ensino. Então, esse concurso foi mais uma forma de mostrarmos para eles e toda comunidade escolar a importância de preservar o meio ambiente e sobre a destinação correta dos resíduos”, enfatizou a secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

A estudante Isabela Vieira, da Escola Básica Pedro Paulo Rebello, relembra que conseguiu arrecadar celulares, pilhas, televisão e até uma máquina de lavar. “Nossa turma se empenhou bastante nessa missão e conseguimos arrecadar o total de 1,5 tonelada de lixo eletrônico”, disse.

Para auxiliar no transporte desses materiais até a empresa Reciclave, responsável por cadastrar e pesar todo o material recebido, muitas famílias se uniram. O casal Daniele e Anderson Melo, pais da aluna Emanuela, fizeram inúmeras viagens até a cooperativa, por meio do frete da família. “Foi muito divertido participar de todo esse processo, porque vimos de perto o esforço e o engajamento de toda comunidade escolar e isso, com certeza, foi muito gratificante para nós”, comentou Daniele.

“Esse concurso superou todas as nossas expectativas e os objetivos foram alcançados com êxito, porque conseguimos despertar o senso de responsabilidade dos participantes, além de multiplicar as informações sobre a importância da destinação e tratamento adequados para esse tipo de materiais”, explicou a presidente da Comissão de Gestão Ambiental da Câmara de Vereadores de Itajaí, Sabrina Schneider.

Campeões

As cinco escolas que arrecadaram o maior peso de itens receberam prêmios em dinheiro, que vão de R$ 5 mil a R$ 10 mil, destinados às suas respectivas Associações de Pais e Professores (APP). O Centro de Educação Infantil (CEI) Rosemary Klock, do bairro Dom Bosco, foi o campeão do concurso, com a arrecadação de 4 toneladas de resíduos eletrônicos.

“Toda nossa unidade se mobilizou neste concurso. Contamos ainda com a participação de uma construtora e de empresas que nos auxiliaram nessa nobre missão. Agora, os R$ 10 mil serão destinados para a construção de um parque para os nossos bebês”, comemorou a diretora do CEI, Monalisa Lana.

A Escola Básica Antônio Ramos, do bairro Cordeiros, ficou com a segunda colocação, com 2 toneladas arrecadadas e a premiação de R$ 8 mil. O terceiro lugar foi para o Centro de Educação Infantil (CEI) Antônio Merlo, do Limoeiro, com 1,7 tonelada de material arrecadado. Na quarta posição, ficou a Escola Básica Padre Pedro Baron, do Cordeiros, com 1,6 tonelada de materiais eletrônicos e, em quinto lugar, a Escola Básica Pedro Paulo Rebello, do São Vicente, com 1,5 tonelada coletada e uma premiação de R$ 5 mil.

“Já estamos trabalhando no desmonte de todos esses materiais e com eles já conseguimos 4 toneladas de plástico, que mais para frente poderão virar calçados, móveis, caixas, fibras e até tecidos. Agradecemos a parceria e a participação de todas as escolas, porque juntos podemos transformar a realidade e criar um futuro melhor para todos”, declarou a diretora presidente da Reciclavale, Marli Martins.

CEI Rosemary Klock é o campeão do concurso de coleta de resíduos eletrônicos