Geração de novos negócios é tema de encontro na Câmara de Comércio de Gênova, na Itália

Município de Itajaí, ACII e Câmara Italiana de Comércio de Santa Catarina participaram da agenda na Europa
Data de inclusão: 30/06/2023 10:59

As ações de integração entre Itajaí e Gênova com o objetivo de potencializar novas oportunidades de negócios, seguem em andamento no continente europeu. Nesta sexta-feira (30), representantes do Município de Itajaí, Associação Empresarial de Itajaí (ACII) e Câmara Italiana de Comércio de Santa Catarina participaram de reunião com membros da Prefeitura e Câmara de Comércio de Gênova, na Itália.

O encontro, realizado na Câmara de Comércio da cidade da região da Liguria, começou com os italianos fazendo uma apresentação dos números econômicos de Gênova em vários setores, como importações e exportações, além da movimentação de turistas italianos e de outros países. O Brasil hoje é o oitavo país que mais leva visitantes a Gênova, com quase 5 mil pessoas de abril de 2022 a 2023.

Na sequência, os representantes itajaienses também destacaram as potencialidades do município catarinense. “Essa conexão entre as duas cidades, por meio da Câmara de Comércio de Gênova, é muito proveitosa para a prospecção de novos negócios. Esse trabalho conjunto, certamente, vai conectar as empresas e impulsionar a economia”, destaca o secretário de Turismo e Eventos e de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni.

Marco Canassa, representante da ACII, pontuou alguns encaminhamentos da reunião. “Queremos desenvolver o mercado consumidor e empresarial, tanto da Itália quanto do Brasil. Gênova é uma porta de entrada da Itália, assim como a gente quer que Itajaí seja uma porta de entrada para novos negócios em Santa Catarina e no Brasil”, frisou.

Presidente da Câmara Italiana de Comércio de Santa Catarina, Tullo Cavallazzi Filho ressaltou a união de esforços das câmaras de comércio, prefeituras e ACII para gerar novos negócios e impulsionar a economia das cidades. “Temos certeza que vamos colher muitos frutos dessa parceria”, disse.

Trabalho contínuo

A audiência na Câmara de Comércio de Gênova dá continuidade a esse intercâmbio empresarial entre as duas cidades. Durante a etapa brasileira da The Ocean Race, no mês de abril, o Município de Itajaí promoveu o primeiro encontro entre empresários itajaienses e a comitiva italiana da cidade de Gênova, que foi ao município catarinense. O meeting de negócios ocorreu na sede da ACII.