Pão Colorido e Sabor de Infância com Morango vencem o 27º Concurso de Pratos Típicos da Festa do Colono

Ganhadores são das comunidades da Paciência e do Km 12
Data de inclusão: 29/06/2023 18:05

Na contagem regressiva para a 38ª Festa Nacional do Colono, o Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, com apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), promoveu na tarde desta quinta-feira (29) o 27º Concurso de Pratos Típicos do Meio Rural. A competição gastronômica tem como objetivo valorizar a culinária do campo e contou com 10 pratos salgados e 10 doces.

O vencedor da categoria Melhor Prato Típico Salgado foi a receita de “Pão Colorido”, produzida por Ana Carolina Mafra, da comunidade Km 12. “O pão é sovado e dividido em três massas, e depois acrescentamos espinafre, beterraba e queijo parmesão”, destaca a vencedora.

O “Arroz Cremoso de Camarão”, da Elisangêla Tramontin, da comunidade Itaipava, e o “Pastel de Brócolis”, elaborado por Carmem Triches dos Santos, da comunidade Rio do Meio, ficaram com a segunda e a terceira colocação, respectivamente.

A receita vencedora do Melhor Prato Típico Doce foi o "Sabor de Infância com Morango", feita por Luiz Antônio Quadra, da Paciência. Em sua 3º vitória do concurso, o cozinheiro diz que os principais ingredientes típicos de sua receita foram o morango e nata. A segunda posição ficou com “Pudim de Inhame com Coco”, de Ana Carolina Oliveira, da comunidade Espinheiros, enquanto a “Biriba de Milho Verde”, feita por Rosane Marisa Merlo, da comunidade Baía, foi a terceira colocada.

Todos os participantes foram presenteados com um livro de receitas e com um avental do concurso. Entre os critérios avaliados nos pratos, os seis jurados levaram em consideração sabor, decoração, criatividade no uso dos ingredientes, histórico e tradição na região e visual. Os vencedores receberão a premiação no dia 20 de julho, às 14h30, durante o 23º Encontro de Mulheres do Campo, na Festa Nacional do Colono de Itajaí.

“Esses 20 pratos que estão em julgamento são muito importantes, já que todos têm algum item da nossa agricultura e representam muito bem a 38ª Festa Nacional do Colono” destaca o secretário municipal de Agricultura e Expansão Urbana, Vanderley Dalmolin.

A 38ª Festa Nacional do Colono vai ocorrer de 20 a 23 de julho, com gastronomia, shows regionais e nacionais, exposição de animais e programação para toda a família. O evento homenageia os trabalhadores do campo, que movem grande parte da economia de Itajaí, e acontece no Parque do Agricultor.

Confira as receitas ganhadoras do concurso:

PÃO COLORIDO
Ana Carolina Mafra - Km 12

Ingredientes:
1 beterraba crua cozida e triturada
1 maço de espinafre triturado
50g de queijo parmesão ralado
½ xícara de água morna
100ml de creme de leite
2 colheres de óleo de milho
1 ovo
1 colher de sopa de fermento bológico (de pão)
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
500g de farinha de trigo

Modo de preparo:
Misture o fermento, açúcar e água e deixe repousar por 20 min.
Misture o restante dos ingredientes, exceto a beterraba, o queijo e o espinafre.
Sove bem a massa e divida em três partes. Misture uma com a beterraba, outra com o espinafre (esta vai ficar mais mole, acrescente farinha para dar ponto). Na terceira parte acrescente o queijo.
Deixe repousar por 30 min.
Modele o pão: Abra as três massas com um rolo formando três quadrados. Coloque uma massa sobre a outra e modele o pão. Deixe repousar até dobrar o volume
Pincele a superfície do pão com 1 gema batida. Aqueça o forno a 200º e asse por cerca de 35 minutos.

SABOR DE INFÂNCIA COM MORANGO
Luiz Antonio Quadra – Paciência

Ingredientes:
Massa:
10 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
Recheio:
6 bandejas de morango
3 potes de nata
6 colheres de leite em pó
½ caixa de leite condensado
50g de chantilly
Calda:
(para umedecer a massa na hora da montagem)
300ml de leite
300ml de leite condensado
2 potes de nata
½ caixa de leite condensado
4 colheres de leite em pó

Modo de preparo:
Massa:
Coloque em uma batedeira 10 ovos inteiros e bata até virar um creme esbranquiçado. Em seguida coloque uma xícara de açúcar e bata por 5 min. ou até ficar homogêneo.
Despeje em uma forma untada e enfarinhada, leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus.
Recheio:
Em uma batedeira, bata os 3 potes de nata com as 6 colheres de leite em pó, meia caixa de leite condensado e o chantilly. Reserve a mistura. Em seguida pique os morangos e reserve.
Cobertura:
Bata a nata, as 4 colheres de leite em pó e o leite condensado e coloque para gelar.
Montagem:
Coloque uma camada de massa umedecida com a calda, em seguida coloque uma camada de morango e outra de nata. Repita este processo até chegar na última camada de massa.
Cobertura:
Pegue a cobertura gelada e espalhe de forma uniforme sobre o bolo.