Itajaí e Gênova constroem cooperação econômica nos setores náutico e de turismo

Secretário de Turismo e Eventos e de Desenvolvimento Econômico do Município de Itajaí participou de audiência na Prefeitura de Gênova
Data de inclusão: 29/06/2023 12:39

Itajaí e Gênova são cidades litorâneas que se assemelham em diversos aspectos: ambas são litorâneas e com grande potencial econômico nos setores turístico, náutico e da construção naval. Buscando estreitar ainda mais essa relação dos municípios e das suas respectivas regiões, o secretário de Turismo e Eventos e de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni, participou de uma importante reunião nesta quinta-feira (29), na Prefeitura de Gênova. Representantes da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri) também acompanharam a agenda.

Durante audiência com a secretária de Marketing Territorial de Gênova, Francesca Corso, e a secretária de Cultura e Assessora do Prefeito de Gênova, Glória Piagio, ficou definido que os dos municípios vão elaborar um termo de cooperação entre Itajaí e Gênova, bem como as regiões da Costa Verde e Mar e da Liguria. A ação envolverá os setores públicos, entidades de classe e iniciativa privada.

“Itajaí e Gênova têm similaridades em suas matrizes econômicas. O encontro foi muito positivo para estreitarmos parcerias que poderão impulsionar diversos setores da economia, como o turismo e toda a área náutica, desde os navios de cruzeiro até a construção de embarcações de lazer”, destaca Morastoni.

Representantes de Gênova, inclusive, estarão em Itajaí na próxima semana, quando a cidade catarinense vai receber a maior feira náutica do Sul do Brasil, a Marina Itajaí Boat Show. O município italiano também é palco do Boat Show e sua edição é considerada a maior da Europa.

Francesca Corso agradeceu a visita catarinense e se comprometeu em auxiliar nesse processo para que governos e iniciativa privada façam boas parcerias de negócios. “É muito bom saber o que Itajaí e Santa Catarina podem oferecer aos italianos e também o que Gênova e toda a região da Liguria podem retribuir aos brasileiros”, ressalta a secretária de Marketing Territorial de Gênova.

A relação entre as administrações municipais de Itajaí e Gênova começou durante reuniões entre as duas cidades na etapa da The Ocean Race, na Cidade do Cabo, na África do Sul. Posteriormente, uma comitiva do consulado da Itália no Brasil visitou a Vila da Regata brasileira, estreitando ainda mais os laços entre os países.

Itajaí e Gênova constroem cooperação econômica nos setores náutico e de turismo