Unidades escolares de Itajaí terão vigilância armada a partir de 07 de julho

Empresa vencedora do pregão eletrônico deverá fornecer 245 profissionais para atuar nas 120 escolas e creches da cidade
Data de inclusão: 27/06/2023 17:03

As unidades escolares de Itajaí terão vigilância armada a partir do dia 07 de julho. A Orbenk, empresa vencedora do pregão eletrônico, deverá disponibilizar 245 profissionais armados, que atuarão em turnos nas 120 unidades de ensino da Rede Municipal. Na tarde desta terça-feira (27), foi assinada a ordem de serviço para o início dos trabalhos. O contrato prevê 10 dias corridos para que os vigilantes comecem a atuar em 100% das escolas e creches do município.

“Que tenhamos êxito na execução desse trabalho, porque essa é uma reivindicação muito esperada pela comunidade escolar. Este é um investimento muito importante para garantir a prevenção de ocorrências e a segurança das nossas crianças, professores e funcionários das escolas, centros de educação infantil e centros de educação em tempo integral do Município”, afirma o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A contratação prevê 120 profissionais para o período matutino (das 7h às 13h), 120 para o período vespertino (das 13h às 19h) e cinco vigilantes para o período noturno (das 18h às 00h). A estimativa de custos mensais é de R$ 930.750,00. O contrato inicial terá vigência de 12 meses, com valor total de R$ 11.169.000,00.

Segurança armada

A empresa contratada deverá oferecer, além da mão de obra, todos os insumos, materiais e equipamentos necessários à execução dos serviços, conforme estabelecido no contrato de prestação de serviço. Entre as atribuições da vigilância armada estão: manter sob segurança e controle a entrada e a saída de pessoas nas unidades de ensino, realizar rondas na área sob segurança, encaminhar à recepção pessoas estranhas ao convívio da unidade e identificá-las, impedir a entrada de pessoas não autorizadas, atentar para quaisquer atitudes suspeitas na entrada e saída de pessoas, funcionários e alunos e comunicar aos órgãos responsáveis.

Além disso, o contrato prevê que os vigilantes adotem todos os cuidados e precauções indispensáveis ao manuseio de armamento, tenham porte funcional e formação em vigilância armada credenciada por uma unidade da Polícia Federal, bem como uma série de critérios que comprovem sua capacidade para atuar em unidades de ensino. Essas especificações reforçam o compromisso do Município com a segurança de toda comunidade escolar.

A medida atende à reivindicação da comunidade por mais segurança e está alinhada a outras ações já adotadas pela Administração Municipal.

“Essa é uma importante conquista para a nossa cidade e para toda a nossa comunidade escolar. Vale salientar, que logo após o atentado registrado em Blumenau, o Município já tomou uma série de medidas, como o botão Alerta Escola, a intensificação das rondas pelas nossas unidades de ensino e a avaliação de risco dos espaços, com os projetos para ampliação de muros e reforço das grades”, explica a secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

Ainda seguem em desenvolvimento nas unidades escolares iniciativas que trabalham aspectos socioemocionais com os estudantes e professores, como o Programa de Educação Socioemocional, bem como ações que promovem a cultura da paz.

Reforço de grades e ampliação de muros das unidades de ensino

O Município de Itajaí também realizou processo licitatório para contratação de empresa especializada para instalação de gradis e ampliação de muros das unidades de ensino. A empresa vencedora deverá iniciar os trabalhos, a partir da próxima semana, com serviços a serem realizados em aproximadamente 110 espaços educacionais. As demais unidades do Município já possuem os muros ou grades no tamanho mínimo exigido, entre 2,4 e 2,5 metros, e não precisarão passar pelas obras.

Unidades escolares de Itajaí terão vigilância armada a partir de 07 de julho