Parque Natural Municipal do Atalaia inaugura nova estrutura física

Comunidade prestigia a reabertura do espaço utilizado para educação ambiental e lazer
Data de inclusão: 27/06/2023 16:26

A paisagem natural mais exuberante de Itajaí pode ser novamente apreciada do alto do Mirante Água, localizado no Parque Natural Municipal do Atalaia (PNMA). A unidade de conservação foi reaberta a visitação pública nesta terça-feira (27), com inauguração da nova estrutura física. O ato faz parte da programação do aniversário de 163 anos de Itajaí.

A comunidade e autoridades prestigiaram o momento, que marca uma nova fase para o parque. “Agora o Parque do Atalaia traz infraestrutura completa, achei excelente a iniciativa de ampliar o espaço, oferecer banheiros, tudo isso vai nos permitir mais conforto para respirar o ar puro, ter contato com a natureza e essa vivência maravilhosa”, declara Cristiane de Borba, supervisora de gestão da Educação Infantil.

A reabertura do espaço natural foi prestigiada pelo motorista Paulo Nunes, que visitou o parque pela primeira vez acompanhado da família. “Nós não conhecíamos o local, soubemos da reabertura, viemos e ficamos impressionados com a vista maravilhosa. O ambiente é tranquilo, podemos ter contato com a natureza. Vou convidar os amigos e visitar mais vezes”, afirma.

As melhorias na estrutura eram um pedido antigo da comunidade, que foi atendido durante a segunda fase de obras de revitalização do espaço. “Nosso objetivo sempre foi proporcionar mais conforto e bem-estar a todas as pessoas que visitam e tem um carinho especial pelo Parque do Atalaia, por isso, reunimos a equipe, construímos o projeto em conjunto, para oferecer comodidade e acessibilidade, sem deixar de lado a sustentabilidade e a preservação que esse espaço merece”, pontua Mario Cesar Ângelo, diretor presidente do INIS.

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS), órgão responsável pela conservação do Parque Natural Municipal do Atalaia, realiza as atividades práticas de educação ambiental com estudantes, trilhas guiadas com a comunidade e preserva a fauna e a flora da unidade de conservação, conhecida por ser um ponto turístico e patrimônio ambiental da cidade.

Café ao som de violão e sax marcam solenidade de inauguração

Ao som de saxofone e violão, a comunidades e autoridades foram recepcionados para conhecer a nova estrutura do parque, que conta com um amplo deck de madeira, associado a rampas e passarelas acessíveis de aproximadamente 265 m². Para a construção da nova estrutura física, também foram utilizados contêineres, que irão abrigar uma lanchonete e uma loja com previsão de abertura em agosto. O espaço conta ainda com banheiros acessíveis. A nova estrutura integra e complementa a estrutura física existente, como o Mirante Água e a Trilha das Cotias.

Projeto sustentável é destaque em nova estrutura

A nova estrutura do Parque Natural Municipal do Atalaia foi projetada com foco na sustentabilidade. Para operacionalização dos novos espaços, foi instalado um Sistema com Painéis Fotovoltaicos para captação de energia solar. Também será realizado o tratamento de efluentes sanitários, constituído por biodigestores associados a uma segunda fase de tratamento através da metodologia por Zona Raiz. Os sistemas, são autossustentáveis, o que garante a eficiência energética mínima necessária para as operações durante a utilização do Parque Natural Municipal do Atalaia.

O investimento na revitalização da unidade de conservação foi de R$ 365.446,36. Os recursos para a obra são provenientes de compensações ambientais. A nova estrutura permite ainda acessibilidade para quem a visita, seja para estudo ou lazer.

Com a reabertura, o Parque Natural Municipal do Atalaia (PNMA) vai funcionar de quarta à domingo, das 8h às 17h. A visitação para a prática de educação ambiental deve ser previamente agendada pelo telefone (47) 3349-7255.

Parque Natural Municipal do Atalaia inaugura nova estrutura física