Itajaí inaugura Central do Programa de Aquisição de Alimentos

Local também abrigará Centro de Educação Alimentar e Nutricional
Data de inclusão: 26/06/2023 16:55

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou a Central do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Centro de Educação Alimentar e Nutricional da cidade. A cerimônia de inauguração foi realizada na tarde de sexta-feira (24), na rua Francisco Delvan, nº 67, bairro Cidade Nova. O PAA tem como finalidades promover o acesso à alimentação às pessoas em vulnerabilidade social e incentivar a agricultura familiar local. A operacionalização iniciou em março e já foram doadas mais de 15 toneladas de alimentos.

No local, os alimentos são entregues pelos agricultores familiares, separados e colocados em kits do programa para distribuição. A entrega é realizada nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, onde são realizadas rodas de conversa sobre alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos.

“O programa tem uma relevância social de extrema importância, principalmente para a população que vive em vulnerabilidade social. Os kits têm entre 13 e 15 quilos, e contam com produtos de qualidade, como cenoura, batata, alface, salsinha, beterraba, aipim congelado, polpa de fruta, pão e geleia. Isso sem dúvida auxilia a complementar a alimentação das famílias”, afirmou a secretária de Assistência Social de Itajaí, Neusa Geraldi.

Além dos CRAS, os alimentos também são direcionados às pessoas em situação de rua, atendidas no Centro POP e na Casa de Apoio Social. Os itens ainda são utilizados em atividades de Educação Alimentar e Nutricional, desenvolvidas nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“Esses kits me ajudam muito, principalmente na alimentação dos meus dois filhos. No final do mês esse auxílio alimentar faz total diferença”, explicou a moradora do bairro Cidade Nova, Janaína Bispo da Silva.

O programa é viabilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e destinado à Segurança Alimentar e Nutricional.

A Central do PAA foi estruturada e está totalmente adequada à legislação sanitária vigente, a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária de todos os produtos adquiridos e doados. Já o Centro de Educação Alimentar e Nutricional que funciona no mesmo local, oferece oficinas culinárias, rodas de conversa e outras atividades que visam a educação alimentar para todos os beneficiários do programa.

Como funciona o PAA em Itajaí

Há cinco modalidades distintas do PAA e Itajaí foi contemplado com recursos para execução na modalidade Compra com Doação Simultânea, por meio de Termo de Adesão firmado junto à Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina. Nesta modalidade, o governo adquire alimentos da agricultura familiar, principalmente alimentos in natura, e doa às famílias em vulnerabilidade social. No Município de Itajaí, o PAA é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana.

Segundo a nutricionista da Secretaria de Assistência Social, Elinia da Silva Mateus Marsango, coordenadora do PAA em Itajaí, são utilizados critérios técnicos para seleção dos beneficiários. É realizado o cruzamento de dados de dois sistemas de informação, Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e Sistema de Acompanhamento da Família e do Indivíduo (SAFI), sendo um do Ministério da Saúde e outro da Assistência Social, respectivamente.

Por meio destes sistemas de informação, é possível detectar as pessoas em má nutrição (desnutrição e obesidade), acompanhadas em todas as Unidades Básicas de Saúde e que se encontram em vulnerabilidade social, sendo atendidas na rede socioassistencial do município. Nos dias de operacionalização do PAA, as próprias equipes da rede socioassistencial realizam o contato com as famílias, conforme listagem elaborada pela coordenação do programa.

A montagem dos kits e as rodas de conversa ocorrem com o apoio do Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), juntamente com as equipes da Assistência Social. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas através do e-mail: programaalimentabrasil@itajai.sc.gov.br.

Itajaí inaugura Central do Programa de Aquisição de Alimentos