Itajaí promove 2º Seminário Municipal de Conscientização, Atenção e Prevenção da Violência contra Pessoas Idosas

Evento ocorre na sexta-feira (23), das 13h30 às 17h30, no auditório da Secretaria de Educação
Data de inclusão: 21/06/2023 15:39

O Município de Itajaí, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, promove nesta sexta-feira (23) o 2º Seminário Municipal de Conscientização, Atenção e Prevenção da Violência contra Pessoas Idosas. A ação faz parte da campanha Junho Violeta, dedicada à conscientização e combate aos atos de violência contra essa população.

O evento será realizado das 13h30 às 17h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, que fica localizado na avenida Abraão João Francisco, nº 3855, bairro Ressacada. O seminário é gratuito e toda comunidade está convidada a participar. O evento terá palestra da professora Mayara Ana da Cunha Kersten. As inscrições podem ser realizadas neste link. https://feapi.itajai.sc.gov.br/curso/134/2-seminario-municipal-de-conscientizacao-atencao-e-prevencao-da-violencia-contra-pessoas-idosas

Junho Violeta

A campanha Junho Violeta foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar a sociedade a coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que ela possa ser vítima. Segundo dados do Disque 100, a maior prevalência é de violência física, seguida pela psicológica, negligência e violência patrimonial, nas quais o principal autor tem vínculo ou intrafamiliar ou institucional com a vítima.

Durante o seminário, o objetivo é alertar a toda população. “Todos nós um dia seremos pessoas idosas e precisamos refletir: afinal, quando chegar a nossa vez, que tipo de vida desejamos ter na terceira idade? É com dignidade, é com respeito? O que queremos pra nós, devemos garantir para os outros, e isso é um direito de cada cidadão que vivencia a idade mais avançada”, pontua a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Itajaí, Danielle Cardoso Maurício.

A segunda edição do seminário é direcionada as pessoas idosas, familiares, amigos e profissionais que atuam em instituições e entidades que atendem esse público. “Queremos contar com o máximo de pessoas possíveis, só assim, conseguiremos sensibilizar e reduzir os casos de violência para garantir o tratamento que toda pessoa idosa merece, com a atenção e ternura que essa fase pede”, destaca a secretária executiva do conselho, Iolanda Cabral.