A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí (Compdec) realizou a quarta fiscalização preventiva de transportes rodoviários de produtos perigosos de 2023. A ação ocorreu na avenida Adolfo Konder, em frente à EEB Elfrida Cristino da Silva, Bairro São Vicente, e na avenida Reinaldo Schmithausen, esquina com a Rua Adão Wandar, Bairro Cordeiros. O evento faz parte do calendário oficial de fiscalização do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos de Itajaí e aconteceu nesta terça-feira (20), das 9h às 16h.
Ao todo foram fiscalizados 65 veículos, entre eles 17 transportavam produtos perigosos e 20 transportavam produtos perecíveis fiscalizados pela Vigilância Sanitária. A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) realizou quatro notificações de trânsito e uma apreensão de veículo. Também foram feitas 18 notificações relativas ao transporte de produtos perigosos.
O transporte de produtos perigosos (inflamáveis, gases, combustíveis, produtos corrosivos, entre outros) requer o correto uso das normas de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A documentação específica de transporte, simbologia dos veículos, conjunto de equipamentos para emergência e equipamentos de proteção individual para o motorista e ajudante são algumas das exigências mais importantes para as empresas que trabalham ou transportam esses produtos.
A ação foi realizada pelo Município de Itajaí, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Grupo de Apoio Preventivo da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (GAP), Polícia Militar (PM), Polícia Militar Ambiental (PMA), Guarda Armada e Vigilância Sanitária.