COMUNICADO – Itajaí não realizará Festa do Peixe neste ano

Data de inclusão: 13/06/2023 18:42

O Município de Itajaí, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Turismo e Eventos, o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (SITRAPESCA) comunicam que não realizarão a tradicional Festa do Peixe neste ano. O evento costuma ocorrer entre o fim de junho e início de julho, em comemoração ao Dia do Pescador, celebrado em 29 de junho.

A não realização da festividade em 2023 ocorre primordialmente em virtude da proibição da pesca industrial de tainha e redução da captura artesanal. Medida que impactou economicamente todo o setor, inviabilizando a arrecadação do pescado distribuído gratuitamente à população durante a festa.

O evento é uma promoção do Município de Itajaí em parceria com o setor pesqueiro, representado pelo Sindipi e Sitrapesca. Todo o pescado é doado pelas empresas de pescados de Itajaí e região, preparado por entidades e servido gratuitamente.

Em 2022, a Festa do Peixe distribuiu 12 toneladas de pescados preparados das mais variadas formas em 37 tendas de entidades e secretarias municipais. Mais de 32 mil pessoas prestigiaram o evento, que começou às 11h e terminou às 16h.

Tendo em vista que não seria possível atender a mesma quantidade de pessoas em 2023, Município, Sindipi e Sitrapesca entenderam por bem suspender a festividade. Especialmente pelo desabastecimento de tainha, pescado que é o símbolo e a essência da festa.