Museu Histórico realiza exposição sobre as transformações e permanência no uso do patrimônio em Itajaí

Mostra abre para visitação nesta terça-feira (13)
Data de inclusão: 12/06/2023 22:01

O Museu Histórico realiza a exposição “Transformações e permanências: os usos do patrimônio histórico em Itajaí”. A mostra integra a programação do aniversário de 163 anos de Itajaí, abre para visitação com uma mesa-debate nesta terça-feira (13), às 19h30, e seguirá em exibição até o final do ano. A visitação é gratuita e aberta ao público.

Na exposição, o visitante é convidado a ter um novo olhar para: o Palácio Marcos Konder, que hoje abriga o Museu Histórico de Itajaí, construído em 1925 para ser sede dos três poderes municipais; a Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, inaugurada em 1954 e extinta em 1971, que hoje abriga o Museu Etno-Arqueológico; o Grupo Escolar Victor Meirelles, inaugurado em 1913, que atualmente sedia a Casa da Cultura Dide Brandão. Todos esses espaços são de amplo acesso à população e promovem ações de salvaguarda, cultura e arte.

A mostra também evidencia a Igreja Imaculada Conceição, considerada a primeira capela do Vale de Itajaí, construída em 1824 em madeira; a Capela São Sebastião, localizada no bairro Limoeiro, construída em 1918; a Capela Sr. Bom Jesus, no bairro Salseiros, inaugurada em 1942; e, por fim, a Igreja Luterana, construída em 1960 no centro da cidade.

Na exposição há obras de artistas que retrataram a cidade de diversas perspectivas, como Lindinalva Deolla, Antônio Mir, Walmir Binhoti, Silvana Rocha, entre outros. Os trabalhos pertencem ao acervo da Fundação Genésio Miranda Lins e da Fundação Cultural.

Nossos prédios são testemunhas de eventos significativos de nossa cidade, são construções antigas que abrigaram famílias, sedes do poder municipal, locais de recreação e culto, entre outros. Na exposição são representadas algumas dessas construções tão significativas para a história da cidade de Itajaí, desde o séc. XIX, como igrejas, capelas e casas históricas, entre outras.

A curadora da exposição, a museóloga Tayná Castro, fala que o patrimônio edificado é composto por construções, monumentos, edifícios históricos e estruturas arquitetônicas que desempenham um papel fundamental na história da cidade. “Cada edifício carrega consigo histórias e memórias, refletindo o contexto social, político e econômico de sua época. Ao preservar essas estruturas, garantimos a transmissão desse conhecimento às gerações futuras, fomentamos a formação da identidade e com os novos usos damos acesso democrático à população”, comenta.

A visitação no Museu Histórico de Itajaí ocorre de terça a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h.

Serviço:
Exposição “Transformações e permanências: os usos do patrimônio histórico em Itajaí”
Abertura dia 13 de maio (terça-feira), às 19h30
Local: Museu Histórico de Itajaí
Visitação até final do ano, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h