Itajaí mobiliza escolas e creches em concurso para coleta de resíduos eletrônicos

Todas as unidades da Rede Municipal de Ensino podem participar da iniciativa que terá premiação de até R$ 10 mil
Data de inclusão: 12/06/2023 16:45

O concurso Coleta Premiada – Edição Resíduos Eletrônicos vai mobilizar a comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino para a destinação correta de resíduos eletrônicos. Até o dia 23 de junho, as cinco escolas que arrecadarem o maior peso de itens receberão prêmios em dinheiro, que vão de R$ 5 mil a R$ 10 mil, destinados às suas respectivas Associações de Pais e Professores (APP). A iniciativa é uma parceria da Câmara de Vereadores e a Secretaria de Educação de Itajaí.

“Já estamos mobilizando todas as nossas unidades de ensino nesta campanha, que foi lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 05 de junho. A coleta seletiva de resíduos sólidos é de responsabilidade do município, mas o descarte seletivo necessita da sensibilidade, participação e senso de responsabilidade dos cidadãos. São os munícipes, em suas residências, que farão o descarte correto de grande parte dos resíduos recicláveis gerados e propiciarão que recebam destinação e tratamento adequados. Por essa razão sensibilizar crianças e adolescentes é tão importante; trata-se de uma forma de alcançar o núcleo familiar, incluindo os adultos que o compõe e a escola é uma grande aliada nesse processo de envolvimento”, informa a supervisora de educação ambiental da Secretaria de Educação, Adriana Bandeira.

As unidades escolares serão responsáveis por mobilizar a comunidade escolar com a intenção de arrecadar a maior quantidade de resíduos eletrônicos bem como pela entrega dos itens coletados no ponto oficial de coleta, que é a Reciclavale, localizada na Rua João Thomaz Pinto, s/n, Bairro Canhanduba. A cooperativa atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto em feriados. A empresa será a responsável por cadastrar, pesar todo o material recebido, sempre na presença de, pelo menos, um representante da escola e encaminhar o relatório final à Câmara.

“Entendemos por resíduos eletrônicos aqueles equipamentos eletroeletrônicos descartados ou obsoletos como os eletrodomésticos, celulares, computadores, monitores, televisões, câmeras fotográficas, impressoras, fotocopiadoras, entre outros. É permitido às unidades escolares o uso de cartazes, redes sociais, bem como qualquer meio de divulgação para mobilizar a comunidade escolar e o entorno para contribuir com a arrecadação dos itens. Contamos com a participação de pais, alunos, professores e da comunidade escolar”, enfatiza Adriana Bandeira.

A divulgação das unidades escolares premiadas será no dia 28 de junho e a entrega da premiação está prevista para o dia 30 deste mês. O regulamento completo do concurso pode ser conferido aqui.