Itajaí realiza campanha de prevenção à violência contra a pessoa idosa

Junho Violeta vai contar com ações gratuitas de conscientização pela cidade
Data de inclusão: 07/06/2023 18:29
O Município de Itajaí promove neste mês a campanha Junho Violeta. A iniciativa vai realizar ações gratuitas de conscientização e prevenção à violência contra a pessoa idosa. Entre as atividades previstas estão: oficinas sobre segurança no uso de smartphones, prática de dança circular, seminário temático, distribuição de mudas, palestras, rodas de conversa, entre outros.

A campanha Junho Violeta é uma iniciativa global, a qual o Município aderiu em 2021. Neste mês, também é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho). O objetivo das ações é conscientizar e orientar o público sobre os direitos da pessoa idosa, abordar os tipos de violência e os canais de denúncia, bem como sensibilizar a população para prevenção de casos.

“A violência contra pessoas idosas é um fato social e um problema de saúde pública de grande complexidade, o qual requer ações e esforços intersetoriais e o envolvimento de toda a sociedade para combatê-la. Desta forma, realizamos esta campanha tendo como objetivo conscientizar a sociedade e o poder público sobre o seu papel no enfrentamento a toda e qualquer forma de violência e violação de direitos contra pessoas idosas, assim como informar a população idosa sobre seus direitos e sobre a rede de atendimento do nosso município”, destaca Thamara Garcia Del Mir, coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (RAIPSV).

A campanha Junho Violeta é promovida pela Comissão de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa da RAIPSV, em parceria com as Secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Promoção da Cidadadania, além do Conselho Municipal do Idoso. As ações também tem apoio do Sesc Itajaí.

Confira a programação completa campanha:

"Junho Violeta: Prevenção e Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa"
Data: 14/06 - quarta-feira
Horário: 14h às 15h30
Local: Sesc Itajaí
Oficina do Smartphone para segurança de uso e emergências, com Douglas Gomes dos Santos; Palestra sobre os direitos dos idosos, com as advogadas Syndel Almeida Silveira e Veridiana Toczeki Santos; e oficina de atividade física e dança circular.
Participe da campanha Arte de Doar e traga novelos de lã, agulhas, linhas ou retalhos para confecção de roupas para o inverno para pessoas carentes.
Evento aberto ao público. Inscrições: https://forms.office.com/r/mG2zWqcUG0
Realização: Sesc Itajaí
Apoio: Raipsv, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal do Idoso

2º Seminário Municipal de Conscientização, Atenção e Prevenção da Violência Contra Pessoas Idosas
Data: 23/06 - sexta-feira
Local: Auditório da Secretaria de Educação
Palestrante: Profª Mayara Ana da Cunha Kersten, graduada em Enfermagem, mestre e doutora em Educação, pós-graduada em Saúde Mental e em Geriatria e Gerontologia.
Realização: Conselho Municipal do Idoso
Apoio: Raipsv, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Sesc Itajaí

Evento alusivo ao Junho Violeta - Conhecer para se proteger
Data: 27/06 - terça-feira