Município de Itajaí entrega Plano Diretor revisado para votação na Câmara de Vereadores

Documento foi apresentado nesta terça-feira (06) para apreciação do Legislativo
Data de inclusão: 06/06/2023 17:54

O Município de Itajaí, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, entregou nesta terça-feira (06) o Plano Diretor revisado para aprovação da Câmara de Vereadores. O ato foi acompanhado pelos profissionais que integram o corpo técnico e do colégio de delegados, composto por várias entidades e representantes da sociedade civil que participaram da revisão.

O documento apresentado ao Legislativo tem como objetivo garantir o crescimento da cidade, a valorização do centro histórico e a melhoria da mobilidade urbana, com base no crescimento populacional exponencial apresentado por Itajaí nos últimos anos. Ainda foram feitas considerações necessárias para que todo processo de transformação aconteça acompanhado da prosperidade econômica, social e sustentável.

A prévia do Censo 2022 apontou Itajaí como a quarta cidade mais populosa do estado, com 291.169 habitantes. O município está à frente de grandes centros catarinenses, como São José e Chapecó.

“Buscamos fugir de imposições teóricas excessivas, que viessem a engessar a cidade. Além disso, incorporamos estímulos para abrir horizontes às novas opções e valores urbanos, compatíveis com os desafios e oportunidades que um município como o nosso, pleno de potenciais de realizações, certamente deverá enfrentar”, explica o professor Dalmo Vieira Filho, coordenador técnico do Plano Diretor de Itajaí.

Novo Plano Diretor

Com a nova versão do Plano Diretor de Itajaí, um dos principais ganhos propostos está no equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e o meio ambiente. A aposta é que a cidade possa crescer de forma correta, gerar riquezas e criar contrapartidas direcionadas para a preservação ambiental, tal como a criação de áreas de lazer. Além disso, lugares emblemáticos, como a Praia de Cabeçudas e a avenida Beira-Rio, poderão crescer de forma limitada, preservar suas paisagens e fomentar o lazer gastronômico em ambas as vias. O plano também prevê fachadas ativas para as construções.

“Nos novos edifícios, lojas e serviços em seus embasamentos são fortemente estimulados. A aplicação dessas fachadas ativas evitam os paredões de embasamentos cegos que abrem somente para garagens e portas de halls dos edifícios, onde as calçadas são negadas e as ruas tornam-se desertificadas. Essa será uma diferença imediata no Plano Diretor”, ressalta o coordenador técnico Dalmo Vieira Filho.

Ao longo do processo da revisão do Plano Diretor de Itajaí foram realizadas diversas reuniões para discussões. A população em geral participou de oficinas, contribuindo para o diagnóstico e proposições para cada bairro. Além disso, houve uma atuação eficiente de todos os membros do Colégio de Delegados para garantir a ampla participação da comunidade na construção do documento final.

“A revisão do Plano Diretor teve como foco garantir a construção de uma cidade para as pessoas, para que elas sejam priorizadas nos espaços urbanos e possam potencializar interações e convivências. Além disso, foi uma construção conjunta com a sociedade para valorizar a sustentabilidade e estimular o crescimento de Itajaí nos próximos anos”, destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

Após a aprovação do documento pela Câmara de Vereadores, as revisões apontadas no Plano Diretor entrarão em vigor.