Itajaí realiza mutirão de limpeza e de conscientização contra a dengue no Rio Bonito

Ação acontece na próxima quarta-feira (31), a partir das 8h
Data de inclusão: 29/05/2023 18:12

O Município de Itajaí, por meio das Secretarias de Saúde, de Obras e da Defesa Civil, realizará um mutirão de limpeza e de conscientização sobre a dengue no loteamento Rio Bonito, no bairro São Vicente. A ação vai ocorrer durante toda a quarta-feira (31), com início às 8h, com concentração das equipes no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na rua Érico Veríssimo, nº 701. O objetivo é sensibilizar os moradores da localidade, que é a que mais registra casos de dengue, para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.

Durante a mobilização, que vai ocorrer também nos outros 10 municípios da Amfri, haverá diversas atividades. A Secretaria Municipal de Obras irá realizar um mutirão de limpeza em terrenos baldios e também fazer o recolhimento de itens que a população deseja se desfazer. As equipes ficarão mobilizadas na área durante todo dia.

“A comunidade precisa se conscientizar sobre o problema do lixo jogado em terrenos baldios. Não adianta o Município fazer a limpeza, se não houver cooperação de todos. Essa grande mobilização tem como principal objetivo conscientizar os moradores de que o entulho jogado nos terrenos é um problema de saúde que afeta toda comunidade”, reforça o secretário de Obras de Itajaí, Márcio José Gonçalves, o Dedé.

Além disso, 15 agentes de combate a endemias realizarão ações de conscientização nas escolas do bairro com o intuito de multiplicar as informações de controle da doença para os estudantes, professores e suas famílias. A iniciativa ocorrerá na região entre a BR-101 e a rua Pedro Cristiano de Miranda.

De acordo com o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira, o loteamento Rio Bonito foi escolhido para receber a mobilização pelo elevado número de casos. Somente no São Vicente, foram registrados 491 casos de dengue neste ano.

“Essa ação é uma forma do Município chamar atenção dos moradores do bairro sobre o problema, bem como para tentar reduzir o número de casos da doença e os focos do mosquito Aedes aegypti. Mas para termos um combate efetivo à dengue, precisaremos do apoio de toda comunidade na eliminação de materiais que possam acumular água”, destaca Lúcio Vieira.

Essa mobilização é coordenada pela Regional Estadual da Defesa Civil nos 11 municípios da Amfri. A Defesa Civil de Itajaí também dará apoio durante a ação na quarta-feira. O órgão de proteção ainda cooperou com o mapeamento das áreas onde será necessária a limpeza e quais estratégias serão necessárias.