Campanha conscientiza sobre o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Ações aconteceram entre os dias 15 e 25 de maio e foram voltadas para profissionais da educação, estudantes e comunidade no geral
Data de inclusão: 29/05/2023 15:51

A campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) conscientizou diferentes públicos sobre o tema em Itajaí. Foram sete ações realizadas, de 15 a 25 de maio, como rodas de conversa, ciclos de palestras e gravação de podcast. Cerca de 600 pessoas participaram das atividades.

As ações foram voltadas para famílias atendidas pelos CRAS da cidade, profissionais da educação, alunos da Rede Municipal de Ensino e comunidade no geral. A primeira atividade da campanha foi um podcast, com transmissão ao vivo pelo Youtube Leo Severino, na segunda-feira (15). Já na quinta-feira (18), 300 alunos do 6º ao 9º ano puderam participar de rodas de conversa com advogadas da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB de Itajaí. A ação foi promovida pela Secretaria de Educação em parceria com a Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (RAIPSV).

Um ciclo de palestras também aconteceu na quinta-feira (18) para 250 profissionais da educação infantil e foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com apoio do Conselho Tutelar e da RAIPSV. Durante o evento, ocorreram as palestras “Sexualidade na primeira infância: reflexões acerca do desenvolvimento infantil”, com a pedagoga Ana Paula Rudolf e o psicólogo Jacson Regiel; e “Violência Sexual infanto-juvenil: identificação e apoio às vitimas”, com a conselheira tutelar Graziela Eskelsen. Também houve apresentação do livro “Salvando Chapeuzinho Vermelho”.

“O dia 18 de maio foi marcado pela importante mobilização dos profissionais e estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. O combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes foi tema de palestra e roda de conversa para os profissionais que atuam na Educação infantil, bem como movimento dialógico com grupo da OAB Itajaí, com estudantes do ensino fundamental em algumas escolas. Acreditamos que estes movimentos são essenciais para o conhecimento de todos e, sobretudo, para que tenhamos uma rede de proteção aos nossos alunos da rede”, destaca Ana Paula Rudolf, supervisora de saúde do escolar.

Também foram promovidas três rodas de conversa com a equipe do CREAS para famílias atendidas pelos CRAS Promorar, Imaruí e Itaipava. Cerca de 50 pessoas participaram destas atividades, que encerraram a programação.

“Essa campanha já apresentou resultados, recebemos mais denúncias no mês maio, justamente por trazermos à tona esse tema. Foram 24 denúncias de violência sexual em maio, contra duas em abril”, afirmou a conselheira tutelar, Graziela Eskelsen.

A campanha foi realizada pela Comissão de Enfretamento à Violência contra Crianças e Adolescentes da RAIPSV, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde (DAS e DVE), com o apoio da Secretaria de Assistência Social (CREAS/CRAS), OAB Itajaí, Conselho Tutelar e DPCAMI/Polícia Civil.