II Semana Municipal de Combate à LGBTfobia movimenta Itajaí

Mais de 500 pessoas participaram da ação, que contou com apresentações artísticas, palestras, música, venda de produtos artesanais, entre outras atividades
Data de inclusão: 24/05/2023 18:45

Mais de 500 pessoas participaram das ações da II Semana Municipal de Combate à LGBTfobia, que movimentou o município de 13 de maio até a última sexta-feira (19). A ação buscou conscientizar sobre os direitos da comunidade LGBTQIA+, bem como combater todos os tipos de violência contra essa população. O público teve acesso gratuito à programação, que contou com palestras, debates, música ao vivo, entre outras atividades.

“A Semana ao Combate à LGBTfobia é de suma importância tanto para a comunidade LGBTQIA+ pelo sentimento de pertencimento, acolhimento e existência, como para a sociedade. Infelizmente, a falta de informação e preconceito da sociedade sobre a comunidade LGBTQIA+ vem gerando vários tipos de violências a essas pessoas”, pontuou o advogado e presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Igualdade de Gênero da OAB Subseção Itajaí, João Antonio da Cruz dos Santos.

A abertura do evento ocorreu na Praça Arno Bauer, no sábado (13), com diversas atividades gratuitas para a comunidade. Entre elas: apresentações artísticas, venda de produtos artesanais (produtores LGBTGIA+), Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Testagem rápida (HIV, Sífilis e Hepatites), doação de mudas de flores e distribuição de materiais informativos.

Ao longo da campanha ainda ocorreram o seminário sobre Violência Institucional contra população LGBTQIA+, o 1º Encontro de combate à LGBTfobia: aspectos jurídicos e sociais, e o Cine-presença com exibição de curtas-metragens de artistas audiovisuais LGBTQIA+ de Itajaí e região. A programação encerrou com show da cantora Suh Wagner e Elas no Mercado Público de Itajaí na sexta-feira (19).

“Foi fundamental o envolvimento dos diversos parceiros e instituições, assim como da Secretaria de Saúde, na realização desta campanha, promovendo ações e reflexões tão importantes e necessárias com relação ao combate à LGBTfobia e a construção de políticas públicas intersetoriais neste área. Entre outros problemas e agravos a discriminação por orientação sexual e por identidade de gênero incide na determinação social da saúde, no processo de sofrimento e adoecimento decorrente do preconceito e do estigma social reservado à população LGBTQIA+. É essencial que a sociedade se conscientize sobre essa temática”, afirma a psicóloga da Vigilância Epidemiológica e coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (RAIPSV), Thamara Garcia Del Mir.

A Semana de Combate à LGBTfobia é realizada pelas Secretarias de Saúde e de Promoção da Cidadania, por meio da Comissão de Enfrentamento à Violência contra a População LGBTQIA+ da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (RAIPSV). O evento contou com o apoio da Fundação Cultural de Itajaí, Secretaria Municipal de Educação, OAB Itajaí, Univali, Ambulatório Trans, CEPICS, DVE, Horto Municipal, Coletiva Epicena, CDHI, Mães pela Diversidade, FEAPI, COMJUV, CONEGI, LIT e Movimento Pulse.

II Semana Municipal de Combate à LGBTfobia movimenta Itajaí