Centro Regional de Inovação terá laboratórios de três universidades

Além das instituições de ensino, entidades de fomento ao empreendedorismo também formalizarão parcerias com o Elume Park
Data de inclusão: 24/05/2023 16:55

Três universidades estão confirmadas para ocupar o Elume Park, o Centro Regional de Inovação de Itajaí. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali) terão laboratórios de última geração dentro da estrutura, com o objetivo de promover pesquisas e impulsionar novos negócios.

Outros dois editais de ocupação, sendo um para receber startups e outro para instalação de um café ou restaurante, também estão em andamento. Interessados podem acessar os editais no site do Elume. O Centro de Inovação tem inauguração prevista para as próximas semanas.

“Tão importante quanto concluir o mais breve possível as obras do Centro de Inovação, é ocupar as instalações com instituições e empresas realmente agregadoras. As universidades que estarão presentes no empreendimento são as maiores de Santa Catarina e referência em pesquisa e extensão”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itajaí, Thiago Morastoni.

Após a inauguração, o Elume Park contará com parcerias de renomadas instituições como Acate, Sebrae, Sest/Senat, MOA Venture Partners e Boston Innovation Gateway. O Elume faz parte da Rede de Centros de Inovação do Estado de Santa Catarina e tem como objetivo ser um espaço central para a promoção da cultura inovadora e empreendedora, capacitação de pessoas para negócios e conexão de agentes de inovação na região.

A diretoria executiva da Itajaí Participações é responsável pela gestão do Centro. Recentemente, foi criado o grupo de embaixadores do Elume, composto por representantes dos 11 municípios da Foz do Rio Itajaí. Eles passarão por longo período de capacitação e serão responsáveis por levar as soluções apresentadas no Centro de Inovação para seus respectivos municípios.

Obras

Localizado na avenida Manoel Bernardes, na Itaipava, o Elume Park está em fase final de construção e organização dos layouts. Uma etapa importante da obra, a ligação oficial da energia trifásica, foi concluída neste mês.

Centro Regional de Inovação terá laboratórios de três universidades