Defesa Civil realiza terceira fiscalização de transporte rodoviário de produtos perigosos em 2023

Ação faz parte do calendário anual de fiscalização do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos em Itajaí
Data de inclusão: 19/05/2023 17:37

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí (Compdec) promoveu a terceira fiscalização de transporte de produtos perigosos de 2023 na manhã desta sexta-feira (19). A ação, que tem caráter preventivo, ocorreu na Rodovia Antônio Heil - SC 486 km12. Ao todo, 30 veículos foram abordados, destes, sete foram autuados por conta de irregularidades no transporte de produtos perigosos.

Para realizar o transporte de produtos perigosos (inflamáveis, gases, combustíveis, produtos corrosivos, entre outros) é necessário seguir as regras de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O Município de Itajaí concentra um grande número de empresas que trabalham ou transportam esses produtos. Por isso, a documentação específica de transporte, simbologia dos veículos, conjunto de equipamentos para emergência e equipamentos de proteção individual para o motorista e ajudante são algumas das exigências mais importantes.

A fiscalização foi realizada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina (PMRV/SC) Polícia Militar Ambiental e Guarda Municipal de Itajaí (GMI).