Município de Itajaí cria central de monitoramento de casos de dengue

Ação realiza o acompanhamento e orientação de pacientes com a doença
Data de inclusão: 18/05/2023 17:58

O Município de Itajaí, através da Secretaria Municipal de Saúde, implementou a central de monitoramento de casos de dengue. A ação, realizada em tempo real e de forma remota, busca auxiliar o sistema de saúde municipal no combate à dengue, além de prevenir o agravamento da doença nos pacientes positivos. O serviço iniciou na segunda-feira (15) e atende a população itajaiense diariamente, das 7h às 19h.

O acompanhamento é realizado por meio de ligação de telefônica. Ao todo, são quatro profissionais da saúde que efetuam o atendimento aos pacientes que positivaram para dengue. No contato, são repassadas orientações com relação à importância e quantidade de hidratação diária, sinais de alerta e sinais de agravamento da doença, bem como a importância do controle de pressão arterial e temperatura diariamente na unidade de saúde de referência do bairro durante os sete dias de início dos sintomas. Também aconselha o uso de repelente e eliminação de focos no domicílio. O serviço ainda monitora os pacientes internados e pós alta do Hospital Marieta Konder Bornhausen.

“O serviço é muito importante para agilizarmos o atendimento em casos graves e auxiliarmos no combate à dengue no município. Apesar de estarmos realizando esse atendimento remoto, os pacientes precisam buscar a unidade de saúde caso tenham os sinais de alerta de agravamento da doença”, comenta a coordenadora da central de monitoramento da dengue, a enfermeira Kelly Mara Oemming.

Pacientes leves recebem no mínimo quatro ligações da central, no primeiro dia após ser positivado, no terceiro, no sexto e no oitavo dia de monitoramento. Caso apresente melhora dos sintomas, ele recebe alta dos profissionais. Já os casos em que o paciente apresenta sinais de alerta, como dor abdominal, manchas no corpo, vômito persistente, diarreia, sangramento nasal, gengival, entre outros, ele é referenciado para a unidade básica de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS).

Iniciativa das Diretorias de Vigilância Epidemiológica e de Atenção à Saúde, a central de monitoramento acompanha atualmente 344 pacientes com dengue, além de 27 que permaneceram observação/internação no Hospital Marieta. O serviço fica localizado junto ao CIS.

“O Município tem adotado diversas medidas de combate à dengue, como a central de monitoramento de casos para evitar o agravamento da doença e a implementação de teste rápido de dengue para agilizar o processo de atendimento dos pacientes. Também são realizadas ações de controle dos focos, como visitas de orientação nas casas, aplicação de inseticida e mutirões de limpeza. Porém, precisamos que a comunidade faça sua parte e nos ajude no combate ao Aedes aegypti”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

É importante ainda que os pacientes mantenham sempre os dados pessoais, como número de telefone, atualizados junto às unidades de saúde de referência para facilitar o contato dos profissionais de saúde em caso de necessidade.

Município de Itajaí cria central de monitoramento de casos de dengue