Mutirão de limpeza da Secretaria de Obras coletou mais de 4 mil m³ de resíduos

Ação foi realizada em 12 bairros da cidade nas últimas semanas para reduzir focos do Aedes aegypti
Data de inclusão: 11/05/2023 15:42

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Obras, recolheu 4.296 m³ de resíduos durante o mutirão de limpeza realizado nas últimas semanas. A ação ocorreu em 12 bairros da cidade e coletou um total de 358 caçambas de entulhos, principalmente em terrenos baldios. Foram utilizados caminhões truck para recolher os resíduos.

“Nossas equipes estão trabalhando para limpar os locais onde há descarte incorreto de lixo, e desta maneira ajudamos no combate à dengue, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti, mas precisamos que a população colabore e faça a sua parte. Quando os resíduos são deixados em locais inadequados, toda cidade é prejudicada”, ressalta o secretário de Obras de Itajaí, Márcio José Gonçalves, o Dedé.

O mutirão passou pelos bairros Cidade Nova, São Vicente, Cordeiros, Fazenda, Murta, Santa Regina, Dom Bosco, São Judas, Imaruí, Barra do Rio e São João. A ação coletou a maior quantidade de lixo nos bairros Cidade Nova com 85 caçambas (1.020 m³), Cordeiros com 72 caçambas (864 m³), e São Vicente com 64 caçambas (768 m³). O mutirão priorizou os locais com mais pontos de descarte irregular de resíduos.

A ação também coletou 29 caçambas (348 m³) de lixo no bairro Fazenda, 19 caçambas (228 m³) no Imaruí, 17 caçambas (204 m³) nos bairros Santa Regina e São Judas, 15 caçambas (180 m³) na Murta, 14 caçambas (168 m³) no Dom Bosco, oito caçambas (96 m³) no São João, seis caçambas (72 m³) na Barra do Rio e 12 caçambas (144 m³) de lixo nos demais bairros do município.

Áreas de descarte no município

Para evitar o descarte irregular de resíduos, a Secretaria de Obras mantém o programa Cata-Treco, que recolhe móveis e eletrodomésticos que as pessoas desejam se desfazer. A iniciativa tem o objetivo de evitar que terrenos baldios ou calçadas se tornem locais de acúmulo de lixo. A ação destina os materiais recolhidos para a Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale), onde são reaproveitados.

Outro local para descarte que está em fase final de construção no Município de Itajaí é o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos volumosos. Essa iniciativa receberá até 1 m³ de materiais por dia por domicílio. Poderão ser descartados no local recicláveis, resíduos da construção civil (até 1 m³), volumosos, lâmpadas e pilhas. O PEV funcionará na rua Érico Veríssimo, nº 658, no bairro São Vicente. A obra tem previsão de ser concluída no primeiro semestre deste ano.

Mutirão de limpeza da Secretaria de Obras coletou mais de 4 mil m³ de resíduos