Auxílio Emergencial Temporário começará a ser pago na próxima semana

Recurso beneficia famílias do loteamento Portal 1 atingidas pelas enxurradas de 23 de março
Data de inclusão: 05/05/2023 16:59

O Auxílio Emergencial Temporário iniciará a fase de pagamento na próxima semana. A parcela única no valor de R$ 3 mil será paga individualmente na conta bancária registrada no formulário preenchido durante as visitas presenciais realizadas no mês de abril. Cerca de 750 famílias moradoras do loteamento Portal 1 e áreas adjacentes serão beneficiadas com o recurso.

“Com este auxílio as famílias poderão ter um apoio para se reestruturar e suprir demandas urgentes e necessárias. Sabemos o quanto é importante um suporte neste momento”, comenta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Neste final de semana, as Secretarias de Assistência Social e da Fazenda farão um mutirão para acelerar os trâmites necessários e dar início aos pagamentos. Para creditar a parcela única, é preciso realizar empenhos individuais e transferências bancárias. O pagamentos iniciam na próxima semana e seguem até que todos os beneficiários sejam atendidos.

“Já estamos trabalhando em plantão. Queremos realizar o pagamento da maneira mais rápida possível, mas precisamos respeitar os critérios de lei estabelecidos”, afirma Neusa Geraldi, secretária municipal de Assistência Social.

O objetivo do benefício é auxiliar as famílias com demandas de alimento, limpeza, móveis, higiene e reparos necessários após as chuvas. No último mês, a Secretaria de Assistência Social visitou pessoalmente a região atingida, de acordo com laudo da Defesa Civil de Itajaí, para cadastrar as famílias realmente afetadas pelas chuvas.

Serão destinados para pagamento do auxílio R$ 2,5 milhões, com apoio da Câmara de Vereadores de Itajaí.

Enxurradas de 23 de março

A forte chuva da madrugada de 23 de março, segundo dados da Defesa Civil, atingiu 195 milímetros em menos de oito horas. Todos os serviços e reparos necessários foram executados pelas equipes do Município logo após a enxurrada, buscando minimizar os transtornos à comunidade. O lugar mais atingido na época foi o loteamento Portal 1 e áreas próximas.

Além de reparos nas vias, o Município mobilizou uma força-tarefa para entrega de cerca de 600 kits de limpeza às famílias atingidas pelas fortes chuvas. Cada família recebeu diversos itens para limpeza doméstica, como água sanitária, desinfetante, vassoura, rodo, sabão em pó, pano de chão, luvas, esponja, entre outros.

A Secretaria de Assistência Social também prestou todo auxílio necessário às famílias atingidas, com o encaminhamento dos casos que precisam de outros benefícios sociais.