Itajaí assina pacote de obras com investimento de quase R$ 30 milhões

Parque Ecológico e Náutico e segunda etapa da reurbanização da rua Delfim de Pádua Peixoto estão entre os projetos que tiveram ordem assinada nesta quinta-feira (04)
Data de inclusão: 04/05/2023 11:42

O Município de Itajaí, através das secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano e Habitação, assinou na manhã desta quinta-feira (04), em cerimônia realizada no Gabinete do Prefeito, ordens de serviço de três importantes obras para a cidade. São elas: o Parque Ecológico e Náutico, no Centro, a segunda etapa da reurbanização da rua Delfim de Pádua Peixoto, na Praia Brava, e a revitalização da Rua Luiz Augusto Trojan, no bairro Santa Regina. O total de investimentos é de quase R$ 30 milhões, com recursos próprios e de financiamento internacional com o Fonplata.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, destacou a constante evolução do Município e o impacto dessas obras para a cidade. “Itajaí não para de crescer, seguimos fazendo a nossa lição de casa e, ao longo dos últimos, já investimos mais de R$ 1 bilhão em infraestrutura e mobilidade urbana. Trabalhamos no presente visando as melhorias no futuro a fim de proporcionar bem-estar e qualidade de vida a toda população”, ressaltou Morastoni.

O Parque Ecológico e Náutico, uma nova opção de lazer ao ar livre para população e espaço turístico, é um dos principais projetos que começarão a ser executados. Localizado às margens da avenida Beira-Rio, no Saco da Fazenda, ao lado da Marina Itajaí, o espaço conta com mais 23 mil metros quadrados e terá áreas verdes e de contemplação, playground, academia, quadra pública de pádel, e também um heliponto para os serviços de emergência e segurança.

O projeto integra o plano de mobilidade e transformação da cidade, assim como a continuidade da obra de reurbanização da rua Delfim e Pádua Peixoto, na Praia Brava. Com a assinatura da ordem de serviço, a via receberá a segunda etapa dos serviços: drenagem, novos passeios e pavimentação em paver. Nessas duas obras serão aplicados recursos do financiamento internacional do Banco Fonplata: cerca de R$ 22,5 milhões em investimentos.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva, que relembrou todo esforço do município e de todos os profissionais envolvidos para que o projeto do Parque Ecológico e Náutico se tornasse realidade. “Aquela área é um ponto turístico para a cidade, um espaço de contemplação do rio Itajaí-açú e, além disso, ao lado está a Marina Itajaí, um dos maiores ativos náuticos do nosso estado. A transformação desse espaço trará muitos benefícios para Itajaí e eu estou muito feliz em poder acompanhar a realização desse projeto”, pontuou o secretário estadual, Evandro Neiva.

Durante a reunião, ainda foi assinada a ordem de serviço para as obras na rua Arquiteto Luiz Augusto Trojan, no bairro Santa Regina. A via receberá drenagem, novas calçadas e pavimentação. Cerca de R$ 5,9 milhões serão investidos nessa obra, com recursos próprios do município.

“O início dessas obras reflete um momento virtuoso da nossa cidade, são três investimentos que contemplam praia, bairro e região central. A assinatura dessas ordens de serviço vem para alavancar a competitividade da cidade, gerar riquezas e entender o movimento atual para gerar demandas futuras”, comentou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

Itajaí assina pacote de obras com investimento de quase R$ 30 milhões