Secretaria de Educação promove reunião sobre segurança com escolas particulares

Representantes de 30 unidades privadas participaram do encontro na tarde desta terça-feira (02)
Data de inclusão: 02/05/2023 16:54

A Secretaria Municipal de Educação realizou na tarde desta terça-feira (02) uma reunião com representantes de cerca de 30 unidades particulares de ensino no auditório superior da secretaria. O objetivo do encontro foi apresentar as informações sobre o botão Alerta Escola e, também, as medidas de segurança já aplicadas por Itajaí a fim de garantir a proteção dos alunos e profissionais de ensino.

"A expectativa é que o processo licitatório para a contratação de Segurança Armada para as unidades de ensino seja publicado no Jornal do Município da próxima quinta-feira (04). Após a publicação, o prazo é de oito dias úteis para a contratação do serviço, junto à empresa vencedora do processo. A licitação prevê a contratação de 247 seguranças armados para as unidades de ensino da Rede Municipal. Também seguimos com as reuniões do nosso grupo de trabalho que envolve as forças de segurança, profissionais da educação e a polícia militar”, explica a secretária de educação Elisete Furtado Cardoso.

Botão Alerta Escola

Durante o encontro, profissionais da Secretaria de Tecnologia também explicaram aos representantes das unidades particulares sobre o Botão Alerta Escola, pioneiro na região e que já conta com mais de 200 unidades cadastradas, entre escolas públicas e privadas. O Colégio de Aplicação da Univali (CAU) e o Centro de Educação Infantil (CEI) Recanto da Criança, que possui quatro unidades em Itajaí, já ativaram o serviço. “Achamos muito importante esse aplicativo, porque em caso de emergência, tudo ocorre muito rápido, então na hora do pânico é uma ferramenta bem prática de usar”, destacou a diretora do CEI Tânia Regina Stuart Albino.

A Guarda Municipal orienta que o botão só deve ser usado em caso de extrema urgência, com presença de pessoas dentro das unidades portando armas brancas ou de fogo.“Até agora, felizmente, não precisamos atuar em nenhuma situação dessa e esperamos que não seja preciso. Mas é importante alertar a todos sobre a real função desse aplicativo. Na semana passada, recebemos um chamado, mas era apenas de uma unidade fazendo testes e apresentando a ferramenta aos pais”, enfatizou o diretor operacional da Guarda Municipal, Alex Costa Chagas.

“Instalamos o aplicativo na semana passada no Colégio de Aplicação da Univali, e com certeza traz mais segurança e confiança para uma eventual situação de emergência”, pontua a orientadora pedagógica do CAU, Kátia Campos.

Secretaria de Educação promove reunião sobre segurança com escolas particulares